MEC lança guia de elaboração da política de Educação Integral para estados

pexels-katerina-holmes-5905564-scaled.jpg

O Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Básica (SEB), elaborou um Guia para Elaboração da Política de Educação Integral em Tempo Integral. O documento reúne orientações práticas e com indicações de referências para auxiliar as unidades federativas a produzirem suas próprias políticas.

O Guia faz parte do Eixo Formar do Programa Escola em Tempo Integral, que conta com outros eixos: Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar. Ele foi elaborado com objetivo de orientar a criação de políticas para o ensino integral nas escolas. Segundo o MEC, esse documento servirá como um suporte teórico para os entes federativos construírem suas próprias políticas.

A iniciativa busca impulsionar planejamentos para a construção de políticas específicas direcionadas à educação integral em tempo integral, a serem formuladas de maneira ativa visando os dados e as características de cada localidade ou região.

O Guia foi lançado para ajudar as unidades federativas a elaborarem as próprias políticas /Foto: Pexels

No manual, a secretária explica o conceito da educação integral, descreve um passo a passo para a implementação desta  modalidade de ensino, além  de ressaltar as diretrizes do MEC para a política.  Além disso, também apresenta  instrumentos de apoio e indica referências para dar suporte  na formulação das políticas públicas.

O guia prático é uma ação para a Formação Continuada dos profissionais da Educação, no que diz respeito à educação integral, e chega com o intuito  de alcançar  a construção da política em todo o país. O documento faz parte do Eixo Formar do Programa Escola em Tempo Integral e está disponível na página do programa, no site do MEC, no campo “Documentos”. 

Escola em Tempo Integral– Diz respeito a criação  de uma Política de Educação Integral em Tempo Integral e foi estabelecida pelo Programa Escola em Tempo Integral, constituído pela Lei nº 14.640/2023 e regulamentado pela Portaria nº 1.495/2023 (sobre adesão e pactuação de metas para ampliação de matrículas) e pela Portaria nº 2.036/2023.  

O documento é dividido em cinco tópicos: 

1) O que é?
Ressalta o conceito da Política de Educação Integral em Tempo Integral;  

2) Como Fazer — Passo a Passo
Indica possíveis direcionamentos para o processo da elaboração da Política, além de propor instrumentos de gestão pública voltados à formulação de políticas públicas;  

3) Diretrizes para a Política
Menciona os fundamentos da educação integral em tempo integral que precisam nortear o processo de elaboração da Política, contidos na Portaria nº 2036/2023, que define as diretrizes para a ampliação da jornada escolar em tempo integral;  

4) Instrumentos de Apoio
Apresenta exemplos de ferramentas de gestão úteis para serem adotadas paralelamente à construção da Política;

5) Referências Complementares
Lista outros documentos e publicações relacionados à formulação, à implementação, ao acompanhamento e à avaliação de políticas públicas para consulta gratuita online;

Acesse o guia Completo aqui: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/documentos/AFCARTILHAEDUCACAOEMTEMPOINTEGRAL210X297.pdf

Leia também: MEC abre vagas para cursos de idiomas totalmente gratuitos e com certificado

Aline Rocha

Aline Rocha

Aline Rocha é Graduada em Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduada em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. É integrante do grupo de pesquisas: GEPEFop LAPESB- Laboratório de pesquisa Pierre Bourdieu: Análise sobre a prática pedagógica.Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na qual ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 6º ano e 9º ano, tanto na modalidade regular como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre 2018 a 2020. Atuou como bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica, em que ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 9º ano, 1º ano e 3º ano do Ensino Médio, entre 2020 a 2022. Atuou como monitora voluntária na disciplina de Linguística Textual, na turma 2018, do curso de Linguagens e Códigos-Língua portuguesa, na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professora da Educação Básica e pesquisadora Antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top