Localizado no Memorial Necrópole Ecumênica, no bairro Marapé em Santos, o mausoléu onde ficará o corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi aberto para visitação. O atleta, considerado por muitos como o maior jogador de futebol da história, faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos.
Para entrar no espaço é necessária a reserva no site do cemitério, que se encontra próximo à Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube. Os horários de visita são das 9h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira, com lotação máxima de 30 pessoas por turno.
O mausoléu tem 200 m² e conta com duas estátuas folheadas a ouro do jogador. O chão é feito de grama sintética e as paredes trazem imagens da torcida do Santos. O espaço também expõe camisas da Seleção Brasileira, do Santos e do New York Cosmos, clube no qual Pelé jogou nos Estados Unidos.
O jazigo é dourado e decorado com imagens marcantes da carreira do atleta, incluindo o famoso soco no ar usado como comemoração dos gols. Além disso, adornando os cantos, há cantoneiras imitando o formato da Taça Jules Rimet, que é o troféu da Copa do Mundo.
Os visitantes também poderão ter acesso ao Mercedes Benz S-280 que foi dado de presente pela montadora para Pelé em 1974, em comemoração ao seu milésimo gol. O carro está exposto no Museu de Veículos do Memorial.
Leia também: Rei Pelé é eternizado em dicionário Michaelis
O mausoléu de Pelé havia sido projetado pelo proprietário do Memorial, Pepe Alstut, que faleceu em 2018. Um espaço no cemitério com vista para a Vila Belmiro já teria sido reservado para Pelé desde 2003. Entretanto, em acordo entre a família e o cemitério levou a alteração para o sepultamento no mausoléu por questões logísticas de acesso do público.