Pesquisa inédita aponta que abolição da escravidão é o fato mais importante da história do Brasil

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A abolição da escravidão, fundamentada em 13 de maio de 1888 é o fato mais importante da história do país. É o que revela o levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), publicado neste domingo.

31% dos entrevistados disseram que o fato mais marcante da história brasileira é a abolição da escravidão – Foto: Reprodução

A assinatura da Lei Áurea foi citada por 31% dos entrevistados, quando questionados sobre os momentos marcantes da história do Brasil. Em seguida, com 18% de preferência, está a Independência e 8% citaram a Proclamação da República como fato mais importante. Empatados com os mesmos 8%, estão o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e o fim dos governos militares e a redemocratização do país.

Para o professor e historiador Jorge Santana o resultado da pesquisa surpreende e não surpreende, ao mesmo tempo. “O Brasil é o país que mais recebeu escravizados e digo que não surpreende porque o processo de abolição no Brasil foi um processo ilusório. A abolição concreta e justa nunca foi realizada no Brasil. Portanto, temos metade da população negra que continua sofrendo com políticas públicas institucionais do Estado brasileiro que podemos comparar com o período da escravidão“, pontua.

Leia também: Filho negro do Príncipe de Mônaco não tem direito ao trono

O professor ressalta ainda que existem vários fatores para comprovar que a escravidão não foi abolida de fato. “Existem políticas públicas que nos mata diariamente, como a política de encarceramento em massa da população negra, a política de genocídio da população negra, o diversos episódios de tortura, inclusive de instituições privadas. Então, que abolição é essa? Essa é aquela abolição que não aboliu de fato, que continua manter o negro subserviente, com uma camada social de exploração e que a vida do negro continua não tendo valor, assim como na escravidão“, conclui.

Faixa etária

Entre os entrevistados mais jovens, entre 18 e 24 anos, 40% citaram a abolição da escravidão como fato mais importante, enquanto as pessoas acima de 60 anos foram 25%.

APOIE O NOTÍCIA PRETA

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.