“Levantar primeiro o Ministério e fazer a Cultura do Brasil”, diz Margareth Menezes ao aceitar ser ministra

foto-margareth-menezes.jpg

A cantora, compositora e multi-artista  Margareth Menezes disse nesta terça-feira (13) que aceitou o convite do presidente eleito e diplomado Luís Inácio Lula da Silva para assumir o ministério da  Cultura. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde trabalha a equipe de transição de governo.

Margareth disse que conversou pela manhã com o presidente Lula e assumiu a chefia da pasta como uma missão. “Agora é isso: a gente juntar todo mundo, a gente ouvir todo mundo, a gente levantar primeiro o Ministério e fazer a Cultura do Brasil no lugar que ela sempre mereceu de reconhecimento”, disse a futura ministra que deu destaque a cultura popular e nacional em sua fala.

Mercado Iaõ
Margareth Menezes aceita convite para ser ministra da cultura / Foto: Divulgação

Menezes disse que ficou surpresa com o convite, mas que pretende que a reconstrução do Ministério da Cultura o torne uma pasta forte. Em 2018 a pasta foi rebaixada a Secretaria Especial vinculada ao Ministério do Turismo pelo o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Ele [Lula] disse que quer fazer um ministério forte para atender os anseios do povo da cultura e do Brasil, pelo potencial que nossa cultura tem. Agora é juntar todo mundo, ouvir todo mundo”, afirmou a cantora aos jornalistas.

Na ocasião, Margareth Menezes anunciou o primeiro nome de sua equipe, o  secretário nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT) , Márcio Tavares. Tavares é historiador e curador de arte.

Menezes é fundadora da Associação Fábrica Cultural que atua no combate ao trabalho e a exploração sexual infantil. Nascida em Salvador, aos 60 anos, Margareth Menezes tem uma carreira musical internacionalmente reconhecida com mais de 10 álbuns lançados.

0 Replies to ““Levantar primeiro o Ministério e fazer a Cultura do Brasil”, diz Margareth Menezes ao aceitar ser ministra”

Deixe uma resposta

scroll to top