Lula sanciona lei que cria o Dia Nacional do Funk: “Reconhecimento mais que merecido”

trbr3050.webp

Um dos ritmos que representa a cultura brasileira, que ganhou forma nas periferias, agora tem um dia reconhecido nacionalmente, para chamar de seu. Nesta terça-feira (30) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que institui o Dia Nacional do Funk , no dia 12 de julho.

A data foi escolhida por fazer uma homenagem ao Baile da Pesada, considerada a festa precursora para a popularização do funk brasileiro. O evento ocorreu em 12 de julho de 1970, no Rio de Janeiro. Em uma publicação em seu perfil no Instagram, em que anuncia a medida, o presidente afirma que esse é um “reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo”.

Exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”, no Museu de Arte do Rio (MAR)/ Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Lula também pontua também a relevância dele para a cultura nacional. “O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência!“, escreveu Lula.

Na publicação está o o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é o autor do projeto na Câmara, comemorando ao lado de Lula. O projeto de lei foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura do Senado, e aguardava a sanção presidencial desde o início do mês.

Além da recente data nacional, São Paulo comemora no dia 7 de julho o Dia do Funk no estado, em homenagem ao MC Daleste, que foi assassinado durante um show em Campinas, em 2013. 

Leia também: Lei que prorroga Plano Nacional de Educação até dezembro de 2025 é sancionada

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top