Lula sanciona lei que torna o Dia da Consciência Negra feriado nacional

985837-20112015-_abr1047_1.webp

Nesta quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o território nacional. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de novembro, com 286 votos a favor e 121 contrários. O projeto já havia sido aprovado no Senado em 2021.

Sancionei o projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra um feriado em todo o país. Uma data importante na valorização das raízes culturais do povo brasileiro“, escreveu o presidente em sua conta no X (antigo Twitter). Até o PL ser sancionado, a data era feriado apenas em seis estados.

A data já passa a ser feriado em todo o Brasil a partir de 2024 /Foto: Rovena Rosa – Agência Brasil

Antes de ser aprovado na Câmara, parlamentares votaram um requerimento de urgência que permitiu a tramitação de forma mais célere do PL no Congresso, sem a necessidade de passar pelas comissões temáticas da Casa. A demanda era uma das prioridades da recém criada Bancada Negra.

“Zumbi dos Palmares foi um dos maiores democratas que nos encontramos na luta de um povo por sua liberdade. Um homem que conseguiu manter a chama viva, ardente nos nossos corações, nas nossas veias, nas nossas almas, que fez com que esse Brasil pudesse reconhecê-lo como herói da pátria brasileira, não herói dos negros”, disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

Agora sancionada, a data passa a ser validada como feriado nacional a partir do próximo ano, e vai cair em uma quarta-feira.

Leia também: Relembre 5 acontecimentos políticos marcantes de 2023, no Brasil

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top