Metade dos brasileiros é a favor das cotas raciais em universidades, revela pesquisa

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Enquanto 34% se diz contra as cotas raciais no Brasil, metade da população (50%), é a favor. É o que revela o último levantamento do instituto Datafolha, divulgado neste domingo (12) pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Outros 3% se mostraram indiferentes e 12% não souberam responder.

Os pretos e pardos, que juntos formam o grupo identificado como ‘negro’ nas pesquisas, são os que mais apoiam as cotas: preto (53%) e pardo (52%). Os mais jovens, escolarizados e com maior renda também são os que mais apoiam as cotas. Entre brancos apenas 50% são de acordo com a medida.

Já entre pessoas com filhos que estudam em escolas particulares, que não são beneficiados pelo mecanismo, a aprovação passa dos 60%. Entre os pais de filhos em escolas públicas, há a maior falta de opinião sobre o tema: 11% desse grupo dizem não saber opinar sobre a questão, contra 3% no outro grupo.

cotas raciais
Cotas raciais: A aprovação passa para 60% entre pessoas com filhos que estudam em escolas particulares – Foto: Pexels

LEIA TAMBÉM: “Fortíssimos indícios de que seja branco”: CNJ suspende posse de juiz que entrou por cotas

A pesquisa Datafolha também fez perguntas sobre a abordagem da discriminação racial nas escolas e respeito às crenças religiosas. A maioria dos entrevistados (81,4%) concorda totalmente que a discriminação racial deve ser discutida nas escolas. O respeito a todo tipo de crença e prática religiosa na escola pública é apoiado por 93,7%.

A pesquisa ouviu 2.090 pessoas a partir de 16 anos em 130 municípios, entre 8 e 14 de março deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo a “Folha de S.Paulo”, a pesquisa foi feita em parceria com o Cesop-Unicamp sob a coordenação da Ação Educativa e do Cenpec.

A Lei de Cotas foi sancionada em 2012. A partir dela, todas as universidades federais do Brasil passaram a adotar a ação afirmativa de forma escalonada até chegarem, em 2016, à reserva de 50% das vagas para alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.