Lia de Itamaracá é homenageada com o ‘Troféu Tradições’

unnamed.png

Considerada a mais célebre cirandeira do Brasil, cantora e compositora, Lia de Itamaracá será homenageada pela União Brasileira de Compositores (UBC), na próxima terça-feira (6), na terceira edição do “Troféu Tradições”.

O evento será realizado na Casa de Francisca, localizada no Palacete Teresa, patrimônio histórico recém-restaurado em São Paulo. Ela receberá a honraria das mãos da da cantora e Diretora Presidente da UBC, Paula Lima.

Lia é considerada a maior cirandeira do Brasil e será homenageada pela UBC – Crédito Ytallo Barreto

Lia afirma que receber o troféu é uma honra e é muito importante que essas homenagens sejam feitas em vida. “Eu venho levando essa ciranda de Pernambuco para todo Brasil e para o mundo há 50 anos. Vou fazer 80 ano que vem, então é muita estrada e muita história que venho trazendo na bagagem. Eu estou muito feliz e maravilhosa com tudo isso que está acontecendo, as homenagens mostram que a luta de Lia valeu a pena”, afirma a artista.

Segundo Paula Lima, a escolha de Lia vem de encontro à proposta do ‘Troféu Tradições’, que é valorizar e enaltecer grandes artistas fundamentais para a música brasileira.

“A UBC acredita em música, arte e cultura e em 2021 criou o Troféu, que já homenageou mulheres potentes do nosso cenário, para além do tempo, com sonoridades brasileiríssimas. O Troféu propõe diversidade e respeito ao gênero. Este ano, com muita alegria, vamos homenagear a obra e a arte da essencial e única Lia de Itamaracá. Em 2024, Lia completa 80 anos e também será homenageada por escolas de samba do Rio e de São Paulo. Viva a música brasileira e a grandiosa Lia de Itamaracá!”, celebra Paula.

Esta é a terceira vez que o ‘Troféu Tradições’ destaca uma compositora. Na primeira edição do prêmio, em 2021, a UBC homenageou Anastácia, conhecida como “Rainha do Forró”. Já no segundo ano, em 2022, a artista eleita para receber o prêmio foi Dona Onete, fenômeno Paraense que conquistou o Brasil e o mundo.

Segundo dados divulgados na edição deste ano do estudo “Por Elas Que Fazem a Música”, realizado pela própria UBC, o relatório ratifica uma persistente desigualdade de gênero no Brasil. Trazendo como referência a base de dados da UBC acerca da distribuição de direitos autorais, o levantamento aponta que, apesar do aumento da quantidade de associadas, o total distribuído para as mulheres no ano de ! 2022 cresceu pouco em relação ao ano de 2021, se comparado ao valor dos homens, fazendo com que elas representassem apenas 10% desse valor.

Leia também: Gantois lança livro com narrativas da vida de Mãe Carmen

Lia de Itamaracá é considerada a mais célebre cirandeira do Brasil. Patrimônio Vivo de Pernambuco, Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco, a estrela, que negritou a história da cultura popular brasileira e será enredo no Carnaval 2024 da Império da Tijuca, no Rio de Janeiro, e da Nenê de Vila Matilde, em São Paulo.

Serviço:

TROFÉU TRADIÇÕES UBC 

Terceira edição: homenagem à Lia de Itamaracá

Data e horário: 06 de junho, às 21h30 

Local: Casa de Francisca (R. Quintino Bocaiúva, 22 – Sé, São Paulo – SP)

Transmissão ao vivo através do Youtube da UBC  

Deixe uma resposta

scroll to top