Leite materno de mulheres trans tem os mesmos benefícios do produzido por mulheres cis, afirmam médicos

pexels-anna-shvets-11369288-scaled.jpg

Segundo médicos do Serviço Nacional de Saúde (NHS) no Reino Unido, o leite de mulheres transgênero tem os mesmos benefícios para os bebês, que o produzido por uma mulher cis. A informação noticiada pelo jornal The Telegraph, faz parte de um documento do diretor médico da Universidade de Sussex Hospitals NHS Trust.

O documento apoia o uso de tratamentos hormonais farmacêuticos em mulheres transgênero para estimular a produção de leite materno, que segundo o diretor médico da universidade, é “comparável ao produzido após o nascimento de um bebê”. Em 2018 aconteceu o primeiro caso registrado de uma mulher trans amamentando uma criança.

Cientistas afirmam que leite de mulheres trans tem os mesmo nutrientes que de mulheres cis / Foto: Pexels

A paciente buscou aconselhamento médico, porque sua parceira estava grávida mas não estava interessada em amamentar a criança. Então ela “esperava assumir o papel de principal fonte de alimento para o infante“, segundo o estudo, coordenado por pesquisadores da Mount Sinai Icahn School of Medicine de Nova York (EUA).

“Três meses e meio depois do início do regime, o bebê nasceu”, afirma o estudo. “A paciente amamentou exclusivamente durante seis semanas” e depois começaram a ser adicionados suplementos pela “preocupação de um volume de leite insuficiente“. O desenvolvimento do bebê e seus hábitos alimentares foram normais.

O hospital trust, que segundo o The Telegraph é o responsável por afirmar que os benefícios do leite produzido por mulheres trans é benéfico, foi o primeiro na Grã-Bretanha a utilizar o termo “amamentação no peito” no lugar da amamentação, por considerá-lo “mais inclusivo”. 

Leia também: TJRJ vai reforçar proibição de LGBTfobia em processos de adoção

Deixe uma resposta

scroll to top