Lava de vulcão em erupção no leste da República Democrática do Congo pode chegar na fronteira com Ruanda

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Fonte: Reuters

O monte Nyiragongo, um vulcão na região leste da República Democrática do Congo, entrou em erupção neste sábado (22). 

Momentos depois da erupção, o governo do presidente Denis Sassou Nguesso se reuniu e decretou um plano de evacuação da cidade de Goma, onde vivem cerca de 2 milhões de pessoas.

“O governo estuda as medidas urgentes que deve tomar a partir de agora”,

disse Patrick Muyaya, ministro das Comunicações.

De acordo com agências de notícias, muitas pessoas já deixaram suas casas, mas as autoridades ainda não têm um número exato. Não há notícias sobre vítimas.

República Democrática do Congo
Pessoas fogem com seus pertences em Goma, na República Democrática do Congo, após erupção do vulcão Nyiragongo — Foto: Justin Kabumba/AP Photo

Leia também: Em meio a pandemia da Covid-19, novo surto de Ebola é registrado na República Democrática do Congo

A lava procedente do vulcão Nyiragongo já atingiu o aeroporto da cidade e pode chegar ao Lago Kivu, um dos maiores da África, localizado na fronteira com Ruanda.

O Nyiragongo entrou em erupção pela última vez em 2002, matando 250 pessoas e deixando 120 mil desabrigados depois que a lava atingiu Goma. Especialistas dizem que o vulcão tem uma das lava mais rápidas do mundo.

República Democrática do Congo
Vulcão – Foto: GULFNEWS

Os observadores de vulcões temem que a atividade vulcânica observada nos últimos cinco anos seja semelhante a dos anos anteriores às erupções de 1977 e 2002.

Vulcanologistas do Observatório Vulcânico de Goma, que monitora Nyiragongo, têm tido dificuldades para realizar verificações básicas desde que o Banco Mundial cortou o financiamento em meio a alegações de corrupção.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.