Jovem nigeriano, que vive como refugiado nos EUA, vence torneio de xadrez

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O jovem nigeriano, Tanitoluwa Adewini, de apenas 10 anos, se tornou Mestre Nacional do Xadrez nos Estados Unidos. O garoto foi certificado internacionalmente, com uma nota geral de 2.223 (acima da média dos jogadores da modalidade). Dessa forma, o menino é considerado a 28ª pessoa mais jovem a conquistar o título nos Estados Unidos. 

Tanitoluwa Adewini mora nos Estados Unidos desde 2017 com a família – Foto: Reprodução

Tani, como é carinhosamente conhecido, vive como refugiado nos EUA, junto com a sua família. Em 2017, eles tiveram que sair da Nigéria para escapar dos violentos atentados de grupos fundamentalistas islâmicos contra as minorias cristãs da nação africana. 

Na tentativa de buscar uma nova vida, o jovem nigeriano e sua família viajaram até Manhattan, em Nova Iorque. Lá, eles encontraram um abrigo especial para pessoas sem tetos, onde foi inicialmente apresentado ao Xadrez. Entretanto, foram os professores do primário que alavancaram o desejo do jovem a aprender o esporte.

Coincidentemente, o seu professor também ministrava aulas em um clube de xadrez. Porém, Tani não tinha condições de pagar as taxas do programa, então, o docente cobriu as despesas do jovem no clube. Em apenas um ano de treino, o jovem conquistou o troféu do campeonato estadual de xadrez, após derrotar 73 jogadores de Nova Iorque oriundos do ensino médio e fundamental. 

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.