Jongo da Serrinha aterriza em São Paulo neste sábado

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Evento reúne diferentes e variadas formas da música percussiva  

O tradicional grupo cultural Jongo da Serrinha é a atração do evento “Noite dos Tambores”, uma celebração coletiva dos toques, batidas, levadas e timbres, o que reforça a diversidade rítmica que ecoa da música percussiva. Para Lazir Sinval, coordenadora artística, a participação em terras paulistas tem um significado especial.

“Vai ser energizante, especial e muito importante nesse momento. A perda de nossa matriarca Tia Maria e da tão querida e especial jongueira Luiza Marmello tem nos alertado que cada vez mais precisamos repassar nossos ensinamentos”, explica.

O jongo é uma dança de matriz africana, da região do Congo e Angola, que chegou ao Brasil-Colônia por meio dos negros de origem bantu, escravizados e trazidos para o trabalho forçado nas fazendas de café da região sudeste do país. Nascido no Morro da Serrinha, em Madureira, clássico subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, o Jongo foi criado no final da década de 60 pelo mestre Darcy. 

“E como uma verdadeira família, vamos enfrentando as lutas e assim como mestre Darcy o fez, deixando um legado e relembrando sempre que o jongo é uma família e como patrimônio imaterial do Brasil precisa ser preservado e cultuado por toda a comunidade”, finaliza Lazir.      

Serviço:

Evento: Noite dos Tambores

Local:  Casa de Cultura M`Boi Mirim- Av. Inácio Dias da Silva, s/nº – Piraporinha, São Paulo.   

Horário: 19h

Entrada Franca

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Atualmente é repórter do Jornalismo na Rede Vida de Televisão no Rio de Janeiro. Escreve também para o Portal Notícia Preta e Revista Ziriguidum Nota 10. Possui passagens por diferentes veículos de comunicação, como nas TVs Record e SBT, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @owellingtonandrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.