Intervenção urbana em Salvador marca 20 anos da Conferência de Durban

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Entre os dias 16 e 19 de novembro, Salvador será palco de uma ação sociocultural com jovens negros e negras, para marcar os 20 anos da Conferência de Durban – Terceira Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, marco mundial na luta pelos direitos humanos e igualdade racial. A iniciativa é fruto da campanha Vidas Negras, da Organização das Nações Unidas (ONU), e conta com mobilização local do Programa Corra pro Abraço.

Foto: Reprodução

A atividade, denominada “Cores e Vozes das Periferias” terá uma programação de quatro dias, sendo dois no Aquidabã (16 e 17/11) e dois na Praça Nova República, no Beiru/Tancredo Neves (18 e 19/11), envolvendo oficina de grafite, intervenções urbanas e apresentações artístico-culturais.

Segundo a organização do evento, o objetivo é reafirmar os compromissos assumidos em Durban, em 2001, bem como marcar a atualidade da agenda de combate ao racismo e às discriminações. “Dentre as principais questões discutidas na Conferência, estava a necessidade das nações se comprometerem com políticas de reparação ao continente africano em razão dos prejuízos da colonização escravocrata, bem como com as populações negras que vivem em situação de vulnerabilidade, também em decorrência das desigualdades estruturais”, afirma a organização em nota. 

Leia também: Banco de imagens “Brasil com S” disponibiliza fotos de pessoas reais

A ação também contará com atividades em Recife, além das preparatórias em Salvador nas semanas que antecedem o evento. Em parceria com a Universidade Salvador (Unifacs), o Corra pro Abraço tem promovido oficinas para pessoas em situação de rua sobre a agenda discutida em Durban e conexões com a vida cotidiana. As rodas tem ocorrido semanalmente, desde outubro, na Unidade de Apoio na Rua da Ladeira da Fonte das Pedras (Nazaré). 
Para saber mais sobre o evento ou obter informações sobre o Corra Pro Abraço, clique aqui.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.