Atos antidemocráticos: Lula anuncia intervenção federal no DF até dia 31 de janeiro

jfcrz_abr_reunia_ministerial_0601233587.jpg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena a primeira reunião ministerial de seu governo, no Palácio do Planalto

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, falou na tarde deste domingo (08), sobre os atos antidemocráticos promovidos por bolsonaristas golpistas. Com isso ele anunciou uma intervenção federal no Distrito Federal (DF). O político ressaltou a importância de se manter a ordem, após o Congresso Nacional, Planalto e STF terem sofrido com atos vandalistas. 

Por meio do decreto, em pleno uso do poder, Lula decretou a intervenção: “O presidente da República, no uso da atribuição do Art.84 inciso X e no Art. 34 inciso III da constituição fica decretada intervenção federal no Distrito Federal até dia 31 de janeiro de 2022”.

Atos antidemocráticos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena a primeira reunião ministerial de seu governo, no Palácio do Planalto. Foto – José Cruz/Agência Brasil

De acordo com Lula, o objetivo da intervenção é por grave comprometimento da ordem pública no DF marcada por atos de violência, invasão de prédios públicos. No momento dos ataques alguns policiais tiraram fotos e conversaram com apoiadores de atos antidemocráticos. 

No Twitter, o presidente também falou sobre os atos de violência que aconteceram em Brasília. “Aquelas pessoas que chamamos de fascistas, o que há de mais abominável na política, invadiram a sede do palácio e o Congresso. Achamos que houve falta de segurança”, publicou o presidente. 

Assim, o presidente ressaltou que os envolvidos serão punidos. “Eu queria dizer pra vocês que todas essas pessoas que fizeram isso. Se não encontradas serão punidas”, comentou Lula. Ainda não há informações sobre quem são as pessoas que estão por trás do ataque. O Governo Federal deve começar o mais breve possível uma investigação para saber quem foram os responsáveis por organizar e financiar os atos. 

Leia também: O Governador Ibaneis Rocha exonera secretário de segurança pública do DF Anderson Torres

A partir de agora fica por responsabilidade do Governo Federal a segurança no Distrito Federal. Lula também citou que irá acionar ajuda de outros poderes para conter as ameaças que estão ocorrendo às instituições políticas brasileiras. O presidente reforçou seu compromisso em proteger a democracia brasileira contra atos antidemocráticos.

0 Replies to “Atos antidemocráticos: Lula anuncia intervenção federal no DF até dia 31 de janeiro”

Deixe uma resposta

scroll to top