Instituto Procomum realiza mapeamento da comunidade negra na baixada santista

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Instituto Procomum está realizando um mapeamento da comunidade negra do Projeto Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras na Baixada Santista, em São Paulo. A pesquisa busca mapear pessoas, iniciativas, lugares, espaços e infraestruturas que fazem parte da história da comunidade negra da região e, devido ao apagamento histórico, seu protagonismo e relevância foram esquecidos, não somente do passado mas como também da atualidade.

O Instituto vai realizar o mapeamento em São Paulo – Foto: Divulgação

O mapeamento da comunidade negra estará disponível até o próximo dia 30 de maio, além disso, o Projeto Memórias, Narrativas e Tecnologias Negras é uma parceria entre o Laboratório Procomum e o Instituto Ibirapitanga, desde de junho de 2020. Sendo realizada por um formulário no Google forms, a pesquisa deseja divulgar e ampliar o conhecimento a esses lugares e pessoas que são silenciadas e muitas vezes boicotadas.

O projeto finalizado incluirá textos, biografias e artigos produzidos dos espaços e pessoas que foram enviados na pesquisa por meio de entrevistas e investigações. Os locais que serão abrangidos pelo mapeamento são as cidades de São Vicente, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Bertioga, Peruíbe, Praia Grande e principalmente da cidade de Santos.

Leia também: População negra e mulheres são maioria em situação de extrema pobreza no ES, aponta levantamento

Podendo ser respondido por qualquer pessoa, o formulário está disponível no link. Nas respostas dos questionamentos feitos pela Instituição deverá ter algumas informações como o endereço e categoria do que está enviando, como também um breve relato sobre o local ou pessoa. Após ser finalizada a produção, em agosto de 2021, o mapeamento estará disponível em plataforma multimídia e sempre ocorrerão atualizações no documento.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.