Instituto Marielle Franco inaugura estátua de Marielle Franco no Centro do Rio

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Instituto Marielle Franco, criado e dirigido pela família, vai inaugurar a estátua de Marielle no Centro do Rio de Janeiro, no próximo dia 27 de julho, quando a vereadora completaria 43 anos de vida, e dois dias depois do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

A estátua será inaugurada no dia 27 de julho, no Centro do Rio – Foto: May Donaria

A estátua terá tamanho real, de 1,75m, de bronze, e ficará no conhecido Buraco do Lume, na Praça Mário Lago, no centro do Rio de Janeiro, lugar onde Marielle ia toda sexta-feira para prestar contas para a população sobre a sua atuação enquanto vereadora e presidenta da Comissão da Mulher da Câmara Municipal do Rio.

Segundo Anielle Franco, Diretora Executiva  do Instituto Marielle Franco e irmã de Marielle, inspirar outras mulheres negras e reverberar a voz de Marielle é o principal objetivo do Instituto. “Parte da nossa missão no Instituto é inspirar mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas, e fazemos isso através da defesa da memória e da multiplicação do legado de Marielle. Muitas pessoas conhecem  seu nome, mas não sabem o que ela defendia. Conectar sua voz às suas imagens é uma forma de não deixarmos que a luta se esvazie e perca o sentido“, afirma.

Leia também: No Brasil, 10 milhões de crianças sobrevivem em famílias com renda de até R$ 300 por mês

A inauguração contará com um evento no próprio local, na quinta-feira (27), a partir das 17h, com a aula pública com intelectuais negras, intitulada “A memória é a semente para novos futuros: legado, justiça e reparação” e, em seguida, às 19h, uma batalha de poetisa sobre a defesa de memória de Marielle. Além da presença de estudantes de cursinhos pré-vestibulares comunitários, haverá um chamado público para o evento.

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor do Notícia Preta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.