Incêndio atinge casarão da Pequena África, na Zona Portuária do Rio

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Prédio de dois andares é tombado pelo Patrimônio Histórico

A pequena África é localizada na região portuária do Rio e concentra grande histórico da comunidade negra – Foto: G1

Um incêndio atingiu um casarão histórico na madrugada desta terça-feira (11), na Pequena África, localizada na Gamboa, Zona Portuária  do Rio de Janeiro. 

O prédio de dois andares faz parte da herança africana e do circuito turístico da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 5h40. Imagens gravadas por moradores da região mostram altas chamas e grande volume de fumaça.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a informação é que no local funcionava um restaurante e as causas do incêndio ainda são desconhecidas e não há vítimas. Georgina Gomes, cozinheira do local, disse que ficou arrasada ao saber da notícia. “Meu coração está destruído pela história da casa e por tudo que ela representa. A casa é conhecida como Pequena África, então, por aí, já dá para perceber o peso dela”, afirmou, em entrevista à Record TV Rio.

Imagem de vizinhos durante a madrugada – Foto: Reprodução

Comunidade negra

A região da Gamboa é um dos circuitos mais conhecidos do Rio de Janeiro e tem um valor histórico grandioso para a comunidade negra do estado. A Pequena África acolheu negros de todo o país após a abolição da escravatura. Ali, foram erguidas casas, locais de convívio e centros religiosos.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.