Inadimplência no Brasil: 76,6 milhões de pessoas estão endividadas, segundo Serasa

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De acordo com dados do Serasa, cerca de 76,6 milhões de brasileiros estavam envididados em abril deste ano. Se comparado com abril de 2024, são 3,18 milhões de pessoas a mais enfrentando a inadimplência este ano, no mesmo período. Mas quando comparado com julho de 2023, quando foi lançada a primeira fase do programa Desenrola, houve um aumento de 5,19 milhões de pessoas envididadas.

O Desenrola é um programa do governo criado para estimular a renegociação de débitos e reduzir o endividamento dos brasileiros. Os dados do Serasa mostram que em abril, a maior parte das dívidas dos brasileiros ocorreu por conta de bancos e cartão de crédito (28,14%), seguido por contas básicas como água, luz e gás (20,08%).

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Além disso, os dados do Serasa destacam que 47,10% da população brasileira estava endividada, sendo a maior parte deles mulheres (50,3%) de 41 a 60 anos (35,1%). Mais da metade dos inadimplentes estão no Amapá, na região norte do Brasil.

Segundo dados do o Banco Central (BC), 27,2% da renda das famílias em fevereiro deste ano foi destinada ao pagamento de dívidas. Mas mesmo com as dívidas comprometendo parte da renda dos brasileiros, em março deste ano o Serasa alertou que 57 milhões de brasileiros não sabem que estão com dívidas.

Em janeiro deste ano, o Notícia Preta ja havia apontado que a quantidade de endividados aumentou mesmo depois do programa. Em nota, a Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal e, conjunto com a assessoria de imprensa do ministério da Fazenda, afirmou que o programa tinha sido “encerrado no dia 20/05/2024 e produziu efeitos positivos conforme balanço”.

Leia também: Endividados: 57 milhões de brasileiros não sabem que estão com dívidas, aponta Serasa

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

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