Igualdade Racial é tema de Conferência no RJ 

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A quinta edição da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial começa nesta sexta-feira (18) e termina no sábado (19), no Centro do Rio de Janeiro. Aberto ao público, o evento é promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine) e vai debater maneiras de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa sob o tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado é responsabilidade de todos nós”. A conferência municipal é uma instância de participação popular e de controle social da política de promoção da igualdade racial na cidade do Rio. 

A conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro – Foto: Pixabay

“Além disso, ela representa um resgate da parceria histórica com o Comdedine, que vem há anos comandando esta ação. Queremos usar o que será produzido em nosso município e nos outros 91 de nosso estado para reforçar a importância da articulação entre os três entes federativos na construção dessa política.”, acrescenta o coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial do Rio, Jorge Freire. 

Leia também: Ministério Público da Bahia lança programa interno para combater o racismo institucional

Além de apresentações culturais, o evento terá palestras sobre a história do Comdedine e grupos de trabalho compostos pelos participantes, que discutirão o combate ao racismo e à intolerância, o acesso à Justiça e a prevenção a violações dos Direitos Humanos. Durante o encontro também serão votados o regimento interno do Conselho e os delegados que representarão a cidade do Rio na V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em março. 

O Conselho Municipal dos Direitos do Negro tem uma longa estrada, muita história e muito a somar em diversos projetos e iniciativas internas e externas, beneficiando a nossa gente de diversas formas. Nosso ideal é a construção de ações em conjunto, voltadas àqueles que mais precisam do poder público. Somente dando as mãos poderemos fazer a diferença.”, destaca a presidente do Comdedine, Fátima Malaquias. 

Serviço: V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial da Cidade do Rio de Janeiro 

Data: Sexta (18/02), a partir das 15h, e sábado (19/02), a partir das 9h 

Local: Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD) – Av. Presidente Vargas, 1997 Centro RJ 

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.