Circula nas redes sociais um vídeo em que alguns moradores do sul do Rio de Janeiro mostram as mãos ensanguentadas com um soco inglês, depois de agredirem suspeitos de praticar furtos na região da Copacabana. As imagens foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (7).
Em um vídeo gravado e publicado nas redes sociais, um jovem é espancado pelo grupo de justiceiros na rua Djalma Ulrich, em Copacabana. No vídeo, é possível ouvir um deles dizer: ‘’é pra não roubar mais’’. No mesmo dia, um rapaz que vendia balas também foi agredido, depois de ser “confundido” com um ladrão.
Nas imagens, o líder do grupo convoca a população a participar dos atos violentos. “E aí? Vai esperar ser o nosso pai, o nosso avô, teu pai, alguém da tua família tomar um soco na cara e ficar por isso mesmo, ninguém fazer nada? Polícia não pode fazer nada, prende e solta”.
A situação se agravou na semana passada, após um senhor, identificado como Marcelo Benchimol, ter sido agredido com socos e ter seus bens furtados, ao defender uma vítima de assalto. Diante da situação, moradores do bairro se mobilizaram nas redes sociais para tentar coibir a ação dos criminosos.
De acordo com a legislação, praticar “justiça com as próprias mãos” é crime, e está previsto no artigo 345 do Código Penal Brasileiro, o agressor pode pagar multa, ou cumprir pena de detenção de quinze a trinta dias. Em nota, a Polícia Civil informou que está investigando o caso.
Leia também: Polícia investiga grupo que fez vídeos para caçar pessoas na Zona Sul do Rio