História do capoeirista Môa do Katendê chega aos cinemas nesta quinta-feira (03)

MOA_MestreMoa3.jpg

O documentário ‘Môa, Raiz Afro Mãe’ é lançado nesta quinta-feira (03) pela O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, da produtora Kana Filmes. O longa conta a história do músico e capoeirista Môa do Katendê, assassinado em 2018 por intolerância política. Dirigido e roteirizado por Gustavo McNair, o documentário conta a vida e trajetória do compositor, mestre de capoeira e símbolo de resistência cultural – considerado um dos responsáveis pela revolução do carnaval baiano com a ascensão dos blocos afro.

Em outubro de 2018, Môa do Katendê foi assassinado em um bar de Salvador, horas após o primeiro turno das eleições para presidente da República, devido a uma discussão relacionada à disputa eleitoral. O crime foi motivado pela forte intolerância política que estava em vigor nas eleições daquele ano.

‘Môa, Raiz Afro Mãe’ começou a ser produzido antes da morte do mestre de capoeira, que chegou a gravar entrevistas para o documentário. Em complemento a seus relatos, a história do artista é contada por meio de imagens e depoimentos de figuras como Gilberto Gil, Letieres Leite, Lazzo Matumbi, BaianaSystem e Fabiana Cozza, entre outros.

Pôster do filme sobre a vida e trajetória do músico e capoeirista Môa do Katendê /Foto: Divulgação/O2 Play e Kana Filmes

Ficha técnica

Direção: Gustavo McNair
Roteiro: Gustavo McNair
Fotografia: Lucas Raion, Edvaldo Raw e Cris Conceição
Montagem: Gustavo McNair e Danilo Trombela
Som direto: Pedro Garcia, Igor Sciallis e Filipe Machado
Trilha Sonora : Mandril Audio
Direção de Produção: Filipe Machado e Bruna Palma
Produção Executiva: Filipe Machado
Pesquisa: Gustavo McNair, Filipe Machado e Danilo Trombela
Produção: Kana Filmes

Sobre a distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão – Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023. A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun e o
indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close.

Leia também: Premiado filme nigeriano “Mami Wata” estreia no Brasil na Mostra de Cinemas Africanos 2023

Deixe uma resposta

scroll to top