O Grupo FSB Comunicação anunciou nesta quinta-feira (01) o lançamento do “Guia de Fontes – Vozes Femininas”, que tem o objetivo de ampliar a representatividade das mulheres na mídia. São mais de 250 porta-vozes de empresas clientes do grupo que integram a iniciativa, que podem ser consultadas para entrevistas, por exemplo.
Mas de todas as mulheres citadas nesta primeira edição do documento, que ocupam cargos de liderança ou estão em áreas específicas de conhecimento representando diversos setores, como agronegócio, bens de consumo, educação, energia, finanças, indústria e TI, praticamente nenhuma delas é negra. De acordo com o grupo essa lista será atualizada periodicamente.
Essa iniciativa foi desenvolvida pelo Aliadas, que é um dos grupos de afinidade do Ação Diversidade, que é o programa interno de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo FSB. No comunicado feito pela grupo, as próximas edições devem abordar outros aspectos importantes da diversidade feminina, como raça, etnia, orientação sexual e pessoas com deficiência.
Leia também: Documentário traz relatos de mulheres negras sobre profissões ocupadas por pessoas brancas
Nomes como Helen Pedroso, que atua como Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos e de Márcia Silveira, que é Head de Diversidade, Equidade & Inclusão, ambas na L’Oréal Brasil, estão presentes na lista, na categoria de Indústria de Cosméticos. As duas são uma das poucas mulheres negras que compõe a lista.