Google Doodle homenageia Joaquim Pinto de Oliveira, o primeiro arquiteto negro brasileiro

APOIE O NOTÍCIA PRETA


Por Juliane Sousa

Nesta terça-feira, (30) o Doodle do Google amanheceu dando destaque ao arquiteto brasileiro, Joaquim Pinto de Oliveira, conhecido também como Tebas. A empresa publicou um vídeo em seu canal no youtube sobre a vida e a obra do arquiteto primeiro arquiteto negro do país.  

Tebas nasceu em 1721 na cidade de Santos e era ex-escravo. Foi um homem de notável talento para a arte da cantaria, uma técnica que surgiu no período colonial brasileiro, e consistia em talhar pedras para serem utilizadas na construção civil.

Ele foi responsável pela construção do primeiro chafariz público da capital paulista, onde hoje é localizada a Rua Direita. O arquiteto também empregou o seu talento em outros importantes monumentos da cidade como, a reforma da Catedral da Sé, que foi demolida em 1911; a famosa igreja do Mosteiro de São Bento, a igreja da Ordem Terceira do Carmo, entre tantos outros.

Apesar da evidente contribuição para a arquitetura brasileira, Tebas só teve o seu trabalho reconhecido pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Sasp), em 2018, ou seja, 200 anos depois de sua morte, que ocorreu em 1911, aos 90 anos de idade. 

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

  • Izabel Nascimento

    (30/06/2020 - 16:15)

    Graças a Deus!!!! Tardio, mas belo reconhecimento!!! É preciso que mais empresas, do porte da Google se engajem na construção de um novo Brasil, de um mundo livre, totalmente livre de discriminações de quaisquer tipos! #diganãoaoracismo #somosumsópovo #somosumasóraça #sejaantirracista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.