Fundo Agbara realiza evento gratuito em Salvador em homenagem ao Julho das Pretas

Julho-das-Pretas2.jpg

Hilarious dark skinned teenager uses mobile phone for updating profile and payment online, chats with followers, wears spectacles, works with documentation in cafteria, blurred background with people

O Fundo Agbara, o primeiro Fundo Filantrópico de Mulheres Negras para Justiça Racial da América Latina, em parceria com o Coletivo Comida de Preta, realiza o “Julho das Pretas: Celebrando a Ancestralidade, Construindo Futuros”. O evento integra a agenda do Julho das Pretas 2024, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Neste ano, a iniciativa chegou a Salvador, oferecendo ao público uma série de atividades gratuitas que começaram desde segunda-feira (15), e continuam até o próximo domingo (21). A programação abrange ações formativas, culturais e de apoio ao afroempreendedorismo. Os temas incluem “Marketing digital para empreendedoras e artesãs negras”, “Organização financeira para o sucesso” e “Desenvolvimento institucional para lideranças negras”.

Evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é gratuito /Foto: Divulgação

O Evento de Encerramento, marcado para o dia 21 de julho, acontece no Largo Tereza Batista com um cortejo de abertura protagonizado pela Banda Didá e a Negra Jhô. Aberto ao público, o evento oferece ainda seminários sobre temas como “Mulheres Negras e Participação Política”; “Mulheres Negras: Trabalho e Renda” e “Criação de Conteúdo para o Empreendedorismo”.

Em paralelo, o público poderá prestigiar uma feira de economia criativa com 20 expositoras, incluindo a participação de mulheres quilombolas que irão comercializar seus artesanatos. Por fim, o Samba Ohana se apresenta para encerrar o evento. 

Desde a sua primeira edição, o “Julho das Pretas” tem sido uma plataforma essencial para a reflexão e ação em prol das mulheres negras, destacando suas contribuições históricas e o enfrentamento ao racismo. Nas edições de 2022 e 2023, o Fundo Agbara organizou eventos online com palestrantes renomados e apoiou manifestações presenciais em diversas regiões do Brasil.

A presença do Agbara na capital baiana representa um marco importante para a organização. Aline Odara, Diretora Executiva do Fundo, destaca a importância dessa iniciativa. “Chegar a Salvador com o ‘Julho das Pretas’ é um marco significativo em nossa trajetória. A Bahia é um estado que sempre acolheu e acreditou em nosso trabalho e temos aqui uma importante parte da nossa rede. Estar presente nesse território fortalece ainda mais nosso objetivo de promover justiça social e direitos econômicos para as mulheres negras”, disse Aline.

O evento será realizado com o apoio da Secretaria de Articulação Comunitária; Prefeituras Bairros de Salvador; Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI); Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR); Fundação Tide Setubal; Tik Tok; Fundação José Silveira (FJS); Espaço Cultural Alagados; Mansão das Maravilhosas; Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (Cedhu).

Confira a programação completa clicando aqui.

Leia também: Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife (PE)

Deixe uma resposta

scroll to top