Fundação Palmares vai premiar iniciativas da cultura negra

e8504e88-ad87-4204-9839-e696041fe223.jpeg

A Fundação Cultural Palmares lançou, na última segunda-feira (29), a terceira Edição do Prêmio Palmares de Arte. O Chamamento Público visa premiar 40 iniciativas culturais de artistas autodeclarados negros (pretos ou pardos), praticantes das diversas expressões culturais afro-brasileiras, preferencialmente de áreas de vulnerabilidade social, bem como de artistas residentes em Comunidades Quilombolas devidamente certificadas pela instituição.

Neste ano a FCP premiará por meio desta ação, o montante de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), onde cada iniciativa premiada receberá de forma bruta o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

Foto: Divulgação

O III Prêmio Palmares de Arte terá como objetivo principal fortalecer as expressões culturais quilombolas e afro-brasileiras; identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros e às estratégias de preservação de suas identidades culturais, além de incentivar a participação plena efetiva da população negra e quilombola na elaboração, execução e avaliação de projetos, atividades, ações e iniciativas que envolvam a cultura afro-brasileira por eles cultivada.

As iniciativas apresentadas deverão estar vinculadas a uma das seguintes categorias: Artesanato, Música, Dança e Leitura, Escrita e Oralidade: mitos, narrativas folclóricas e culinária tradicional.

O objetivo do prêmio, que já está em sua terceira edição é continuar proporcionando o fortalecimento do imaginário positivo relacionado às questões afro-brasileiras perante à sociedade; o fomento às manifestações culturais afro-brasileiras principalmente em tempos de crise e o auxílio à manutenção das expressões culturais nos quilombos.

Cada candidato poderá apresentar apenas uma única iniciativa cultural e em somente uma das categorias citadas. A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo Formulário do Google Forms, por meio dos links relacionados abaixo. Não serão aceitas inscrições após os horários e períodos definidos no cronograma divulgado no Anexo I do edital.

Leia também: Fundação Cultural Palmares volta a ter machado de Xangô na marca

A Fundação Cultural Palmares não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais congestionamentos de rede e problemas técnicos, por isso, recomenda-se o envio da inscrição com antecedência. O prazo para recebimento das inscrições e documentações será de até 35 dias úteis a contar da data de publicação do Edital no Diário Oficial da União.

LEIA O EDITAL clicando aqui.

Via Ascom Fundação Palmares

Deixe uma resposta

scroll to top