Festival Latinidades celebra Mulher Negra Latino-Americana em quatro capitais brasileiras

img_1271_1.png

O festival Latinidades 2023 será realizado pela primeira vez em quatro capitais brasileiras, celebrando o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha no Brasil, comemorado em 25 de julho, e as 16 edições do evento. Considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina, Latinidades vai começar no Distrito Federal, no Museu Nacional, entre os dias 6 e 9 de julho.

Em seguida o festival vai seguir pela primeira vez para o Rio de Janeiro no dia 15 de Julho, depois para São Paulo nos dias 21 a 23 de julho e, por fim, em Salvador nos dias 29 e 30 deste mês. A primeira cidade a receber o evento tem em sua programação as ministras Margareth Menezes e Anielle Franco, além de oferecer oficinas, painéis, conferências, palestras, mesas e mais atividades.

O festival Latinidades envolve anualmente todas as regiões brasileiras, com crescente participação internacional (mais de 20 países), e é uma iniciativa continuada de promoção de equidade de raça gênero e plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.

Imagem de Divulgação do evento

Idealizado por Jaqueline Fernandes, o Latinidades é um festival multilinguagens que busca desenvolver diálogos com o poder público e com organizações não-governamentais, movimentos sociais e culturais, universidades, redes, coletivos e outros grupos. É um espaço para convergir iniciativas do estado e da sociedade civil relacionadas ao enfrentamento do racismo, sexismo e promoção da igualdade racial.

A programação de Brasília, que pode ser acessada na íntegra no site oficial do evento, também inclui Beth de Oxum, Carla Akotirene, as artistas Bixarte, Brisa Flow como palestrantes. A influencer e produtora cultural Dandara Pagu e a cantora Flora Matos também fazem parte da programação.

No geral o evento terá debates, palestras, oficinas, vivências, painéis, conferências, lançamentos literários, rodada de negócios, desfiles e apresentações de dança, feira de empreendedorismo, teatro e música. Este ano a reflexão será sobre o tema Bem Viver.

O Festival Latinidades foi selecionado por Natura Musical, no Edital 2023, ao lado de nomes como Brisa Flow, Stefanie, Canto Sagrados Kariri-Xocó, Circuito Manacaos, Malka Julieta e Quilombo Groove. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos  e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.

“Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, é capaz de propor debates urgentes, que impactam na construção de um mundo melhor. Vemos nesse projeto um potencial de legado, de impacto simbólico, capaz de inspirar transformações agora e no futuro”, completa Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Festival em Brasília. / Foto: Matheus Alves

Além do patrocínio Natura Musical, a edição 2023 tem apoio do Instituto Ibirapitanga, Fundação Ford, Oxfam Brasil, Edital Cultura Circular, Oi Futuro e British Council.

Sobre o tema Bem Viver

A noção de Bem Viver tem a ascendência mais conhecida nos povos originários Aymara e Kichwa e encontra ressonância nos modos de viver dos povos da floresta e povos tradicionais da América Latina.  O conceito de Bem Viver vem, cada vez mais, ganhando força em toda a região e confronta diretamente o modelo vigente desenvolvimentista e exploratório da natureza e dos seres humanos. 

Desde a Primeira Marcha de Mulheres Negras, idealizada pela ativista paraense Nilma Bentes e realizada em 2015, as pautas do Bem Viver têm sido fortemente incorporadas às agendas dos movimentos de mulheres negras. 

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

Leia também: Beyoncé e SZA são destaque no BET Awards 2023

Deixe uma resposta

scroll to top