Com o tema ‘As Encantadas da Jurema’, acontece neste domingo (12), o 6º Festival de Curimba do Sul Fluminense. Promovido pelo Coletivo Kekerê, do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG), o evento gratuito reúne terreiros para um concurso de pontos e cantigas. Os portões do Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília (Volta Redonda), serão abertos às 10h para o início do Festival.
A programação conta a apresentação de artistas renomados no meio musical dos povos de terreiro como o Mestre Sapopemba (Alagoas), Mãe Iassan Aypore Pery (norte fluminense), e a cantora Alessandra Leão (Pernambuco), indicada ao Grammy Latino em 2019.
O bônus desta edição, será a oficina de percussão que acontece no sábado (11), ministrada pelo Mestre Sapopemba e por Alessandra Leão, no CENSG. Para o gestor cultural, pai pequeno do CENSG e organizador do Festival, Pai Sid Soares, o evento colabora com a demarcação do território da cultura dos povos de terreiro na região.
“O Festival de Curimba do Sul Fluminense é mais que um concurso de cantigas, respeitando a diversidade religiosa afro-brasileira e indígena, é um evento que oportuniza o encontro de lideranças religiosas de vários estados e cidades e a difusão dos saberes do povo de terreiro. Estamos na sexta edição e, desde 2016, o evento acontece através do empenho dos filhos do CENSG -O Quilombo da Vovó Maria Conga que custeiam o festival, contando também com apoiadores locais que, como nós, acreditam na cultura como meio de transformação social, destacou Pai Sid Soares.
2ª edição da feira das Marias movimenta a economia criativa da região
Com o sucesso da 1ª edição, a Feiras das Marias dobrou de tamanho neste ano, reunindo 15 expositores de diversos nichos de produtos como alimentação, moda e artigos religiosos. De acordo com a Mãe Ciça Morais, fundadora do Grupo das Marias, coletivo do CENSG criado para empoderar as mulheres da comunidade, pelo segundo ano consecutivo a Feira movimenta a economia criativa dos povos de terreiro.
“A Feira das Marias destaca a potencialidade de cada expositora. Além de ajudar na economia dessas famílias que elas são chefes, é uma maneira de trabalhar o emocional porque quando ela está na feira expondo seus produtos, por algum momento esquece outras preocupações e se entrega ao trabalho. E todos ganham! Quem compra, compra produtos de qualidade, de mulheres que fazem”, afirmou Mãe Ciça Morais.
Confira a programação do evento:
10 h Abertura dos portões
10h30 Feira das Marias
13h Samba da Mãe – Camila Gabriela e Banda
14h Abertura do Festival
Apresentação do Juri
Apresentação: Madruska, a Contadora de Histórias
1º Bloco Tema Livre
Casa de Caridade Caboclo Ventania (Valença)
Tupam – Terreiro de Umbanda Paz e Amor (São Paulo)
Florescência Feminina (Volta Redonda)
Tenda Espírita Vó Cambinda e Tia Chica (Pinheiral)
Apresentação: Mãe Iassan Pery
2º Bloco Tema Especial
Tupam – Terreiro de Umbanda Paz e Amor (São Paulo)
Tenda Espírita Vó Cambinda e Tia Chica (Pinheiral)
Casa de Caridade Caboclo Ventania (Valença)
Templo de Jurema Caboclo Tupinambá (Volta Redonda)
Apresentação: Mestre Sapopemba e Alessandra Leão
Resultado e premiação
O concurso é dividido entre as categorias: Tema livre (1º, 2º e 3º lugares); Tema Especial (1º, 2º e 3º lugares); Melhor Intérprete e Melhor Torcida. A premiação para o primeiro lugar da categoria ‘Tema Especial’ é um jogo de atabaques artesanais produzidos pela marca Instrumentos Pilados.
Leia também: Ifé Outdoors realiza um tour por Madureira, na Zona Norte do Rio
O evento conta com a parceria da Volks Caminhões e Ônibus, Gacemss, Seleto Hotel, Pet Center, Rosaldo Madeiras, Camilo e Monteze Advocacia e Consultoria Jurídica, QG House Produtora Audiovisual Independente, Galpão Casa e Construção, e o apoio do NEABI- IFRJ (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) e da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.