Quilombo Kaonge realiza Festa da Ostra neste fim de semana, em Cachoeira (BA)

hands-playing-drums-close-up.jpg

Com foco na Sustentabilidade e Economia Solidária, acontece entre os dias 14 e 16 de outubro a 14ª edição da Festa da Ostra, na Comunidade Quilombola Kaonge, em Cachoeira, Recôncavo da Bahia. O evento é realizado dentro do circuito cultural conhecido como Rota da Liberdade, roteiro de turismo étnico que inclui seis comunidades remanescentes de quilombos, onde mais de 120 famílias vivem da criação de ostras.

O evento contará com várias apresentações artísticas – Foto: Freepik

No evento, os visitantes poderão provar a diversidade de pratos que tem o marisco como ingrediente principal, além de desfrutar de outros atrativos.

A Festa da Ostra contará com cultura, gastronomia, shows, palestras, desfile de moda Afro Quilombola, discussões sobre políticas públicas e uma diversidade de produtos da agricultura familiar, que serão comercializados com a moeda local, o Sururu.

Leia também: 35% da população infantojuvenil conversa sobre racismo, revela pesquisa

A extensa programação cultural conta com apresentação do Nego Fugido, Samba de Roda Suspiro do Iguape, Jau Peri, Thomé Vianna & Banda Ragga, Samba do Pretinho, Cida Martinez, Kart Love e Nenho. Confira aqui a programação completa.

Gastronomia e Cultura

A inscrição da direito ao almoço coletivo Ajeum de Vunji, que será servido durante a festa, ao ar livre. Além de poder experimentar as delícias preparadas com a ostra, os visitantes podem conhecer de perto as belezas naturais e riquezas históricas de uma das regiões que mais preserva a herança cultural africana no país. “Aqui a gente pode encontrar a cultura, os saberes e as tradições da comunidade. É o resgate da nossa cultura, é o resgate da nossa identidade”, diz Rosane Jovelino, integrante do Conselho Quilombola.

A Festa da Ostra é organizada pelo Centro de Educação e Cultura do Vale do Iguape, pelos núcleos de Cultivo de Ostras, do Turismo Étnico Rota da Liberdade, e outros núcleos produtivos existentes nas Comunidades Quilombolas da Bacia e Vale do Iguape.

O objetivo é divulgar, comercializar e fortalecer as tecnologias sociais desenvolvidas pelas comunidades quilombolas, como alternativa de geração de trabalho e renda de forma coletiva, sustentável e solidária.

Leia também: Dona Fartura: quilombolas escrevem livro que une alimento e resistência

Como chegar:

A partir de Salvador, é só seguir 59 km pela BR-324 até o entrocamento da BA-026, que leva a Santo Amaro da Purificação, município vizinho a Cachoeira. Do entrocamento até Santo Amaro são 11 km e de lá até a cidade são mais 40 km pela BA 420. A região dos quilombos fica no meio do caminho. A entrada para as comunidades quilombolas fica logo após o posto da Polícia Rodoviária Estadual.

Mario Jorge

Mario Jorge

Filho de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, jornalista e mestre em Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos (UFRB). Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). No âmbito acadêmico investiga as relações entre Comunicação, Cultura e Sociedade. Assessor de Comunicação e Radiojornalista.

1 Reply to “Quilombo Kaonge realiza Festa da Ostra neste fim de semana, em Cachoeira (BA)”

  1. Como não existe um ônibus ou van que possa chegar até a festa das Ostras e conhecer o Quilombo de Konde. Quero que exista ofertas para turistas com hospedagem bate volta. Tem três anos que quero ir mas não dirijo em estradas. Jussarabguedes@hotmail.com 71 992560686 obrigada

Deixe uma resposta

scroll to top