“Vivenciar esse pretagonista é um orgulho muito grande”, diz Ailton Graça sobre “Mussum, O Filmis”

filmes_11681_mussum-o-filmis-poster-oficial.jpg

O ator Ailton Graça vive seu primeiro protagonista em filme sobre a vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido como Mussum. Na noite da última quarta-feira (18), “Mussum, o Filmis” foi exibido em pré-estreia na quadra da Mangueira, no Rio de Janeiro. Em exclusiva ao Notícia Preta, Ailton revelou a felicidade em ser um “pretagonista”.

O ator revelou que nunca teve a oportunidade de interpretar um personagem principal, mas que a experiência com esse longa, é especial. Viver o primeiro protagonista no cinema e vivenciar esse pretagonista, é um orgulho muito grande, e fazer parte dessa história”, disse o artista. O filme dirigido por Silvio Guindane, já ganhou 6 prêmios no Festival de Gramado, e chega aos cinemas no dia 2 de novembro.

Graça além de ator, é sambista de fato. Já foi mestre sala, passista, e hoje é presidente da primeira escola de samba de São Paulo, a Lavapés Pirata Negro. O ator contou ao NP que é mangueirense por causa de Mussum, e comemorou a realização de uma pré-estreia no Palácio do Samba, como é conhecida a quadra da Mangueira.

“Quando eu era mais jovem eu entendi que aqui é lugar de acolhimento, então acho que trazer de volta através de um filme o Mussum pro morro da mangueira, é um presente enorme pra comunidade, e é uma responsabilidade sobre questões de representatividade, é importante que a gente possa celebrar junto com nosso povo do morro da mangueira esse personagem que tem peso gigante como espelho pra muitos jovens”, disse Ailton, que revelou que as cenas finais foram gravadas na quadra da escola.

O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 02 de novembro/ Foto: Pôster de divulgação

De acordo com o ator, o filme é uma junção de comédia e drama, tratando não só da trajetória de vida de Mussum, mas também a profissional, do artista que na música passou pelo grupo ‘Originais do Samba’ e que foi eternizado como um integrante do quarteto ‘Os Trapalhões’.

É tão parecido com tantas histórias pretas espalhadas pelo nosso país, e até fora dele. Então é um filme, para além de dar os seus risos, se emocionar muito“, diz ele.

No filme, Ailton Graça dá vida ao Mussum na fase adulta, mas trapalhão também é interpretado por Thawan Lucas, durante a infância, e por Yuri Marçal na juventude. A produção chegou, de fato, para impactar a vida dos três artistas.

Além de Ailton, Yuri também estreia como protagonista no longa, e destaca a importância das pessoas o entenderem como ator. “Que venham mais personagens e que as pessoas entendam que sou ator e posso atuar em qualquer outro gênero”, disse o ator e humorista. Yuri, assim como Ailton, também foi premiado em Gramado, e conta como se sentiu com a conquista.

“É sensacional! Eu estou vivendo um sonho desde o primeiro momento que recebi a ligação em 2021, do Silvio Guindane, falando: ‘Yuri o personagem é teu bora’. E é um prazer interpretar esse cara que eu sou fã a vida inteira, cresci assistindo. Nas pré-estreias, nas críticas que temos recebido, nos festivais, tem sido um sonho. Sensacional, saber que tá dando certo, que ganhamos premiações, que tem repercutido, das emoções das pessoas que tem assistido, é tudo lindo”, revelou o artista.

O longa recebeu as estatuetas de melhor filme, melhor ator para Ailton Graça, melhor atriz coadjuvante para Neusa Borges, melhor ator coadjuvante para Yuri Marçal, melhor trilha musical, e melhor filme pelo júri popular, no festival de Gramado. Também estão no elenco Cacau Protásio, Jeniffer Dias, Nando Cunha, Ângelo Fernandes e Luiza Rosa.

O evento na Mangueira foi aberto e gratuito para a comunidade, e contou com a presença da bateria da agremiação no encerramento, cantando os sambas antigos da escola, com o elenco cantando as músicas que fizeram sucesso no grupo ‘Originais do Samba’.

Leia mais: Com estreia dia 2 de novembro, trailer de ‘Mussum, O Filmis’ é divulgado

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top