Clayton Nascimento apresenta o espetáculo “Macacos” gratuitamente na Biblioteca Parque Estadual do Rio

unnamed-3.png

Nos dias 21 e 22 de maio, a Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro recebe o espetáculo “Macacos”, monólogo do ator Clayton Nascimento. Essa será a última oportunidade de assistir ao espetáculo, que sairá em turnê mundial após as sessões no Rio. Com entrada gratuita, o espetáculo faz parte do projeto Parque de Ideias, idealizado pelo documentarista Marcio Debellian (“Fevereiros”).

As sessões começa às 17h, no teatro com capacidade para 195 pessoas. O ator e diretor também é o convidado do painel Ilustre Leitor, no dia 20 de maio, às 18h, para falar sobre os dez livros fundamentais em sua formação, sobre sua vida e a criação do espetáculo. 

Clayton Nascimento em cena durante o espetáculo /Foto: Julieta Bacchin/Divulgação

Com 2.500 ingressos para a temporada no Rio de Janeiro esgotados em 36 horas e vencedora dos prêmios Shell 2023 e da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), ‘Macacos’ é escrita, dirigida e interpretada por Clayton e faz uma reflexão sobre o racismo estrutural, o genocídio negro e preconceitos mascarados presentes desde o Brasil colônia (1500) até hoje.

O espetáculo ganhou elogios de atrizes como Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Regina Casé e Lilia Cabral. Os ingressos poderão ser retirados via Sympla ou 1 hora antes do evento, assim como sua participação no “Ilustre Leitor”. Agora, o espetáculo integra a programação do projeto ‘Parque de Ideias’, que apresenta uma série de atrações e atividades culturais gratuitas entre os dias 13 e 24 de maio.

Sempre buscamos montar uma programação que continue reverberando após os eventos. Por isso, chamamos Clayton não apenas para fazer a peça “Macacos”, mas também para indicar 10 livros que influenciaram sua criação e que podem servir de referência e inspiração para o público. Por essa razão, também convidamos a Dra. Clea Ferreira para dialogar com educadores e pensar em práticas antirracistas em sala de aula a partir da peça. A biblioteca é um espaço que permite esse tipo de integração entre as atividades e a busca por um efeito multiplicador“, diz Marcio Debellian.

Programação

A professora baiana Cléa Ferreira dialoga com educadores sobre como recursos pedagógicos podem ajudá-los de forma prática a trabalharem diversas obras artísticas com crianças e jovens,  em referência a ‘Macacos’. A oficina “Por um novo sentir-pensar-fazer as relações raciais na escola” acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, das 14h às 16h30. Cléa Ferreira é doutora em educação pela PUC-Rio e mestre em educação pela USP com foco na formação de professores e relações étnico-raciais. Hoje, atua como consultora e formadora em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Os ingressos poderão ser retirados via Sympla ou 1 hora antes do evento. 

Além disso, o projeto continua no propósito de ampliar cursos gratuitos para diversos públicos e oferece o programa Decola Jovem: Mulheres Empreendedoras, em parceria com o Instituto BAT Brasil Besouro Agência de Fomento Social. De 20 a 24 de maio, de 14h às 17h. No curso, mulheres a partir de 18 anos e que têm vontade de tirar seu sonho de negócio do papel, serão capacitadas e têm a chance de receber uma logomarca personalizada para o seu negócio, o certificado de capacitação e um acompanhamento especializado por meio de consultoria on-line durante 3 meses. As inscrições serão abertas em breve aqui

Outras formações acontecem na edição de maio, como o Pro_gra_mix: Formação em técnico de som – oito encontros com o técnico Leo Shogun, que já gravou artistas como Roberta Sá, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto e Jorge Mautner – de segunda a quinta-feira, a partir do dia 13 de  maio, das 9h às 13h. A atriz e diretora teatral Ana Kfouri retorna ao Parque de Ideias nos dias  20, 22 e 24 de maio, das 10h às 14h, com a oficina Atuação para o audiovisual. Além de comandar um bate-papo sobre o curta-metragem “Devaneios”, produzido por alunos do projeto no dia 24, às 14h. As inscrições de ambas serão abertas em breve aqui.

A aula magna de roteiro com o professor e roteirista Lucas Paraizo  teve ingressos esgotados em sua última participação no projeto e está de volta no dia 21 de maio, das 14h às 17h.  Os ingressos poderão ser retirados via Sympla ou 1 hora antes do evento. 

Sobre o Parque de Ideias

O Parque de Ideias é idealizado pelo documentarista Marcio Debellian (“Fevereiros”) e tem como objetivo levar programação cultural e educativa às bibliotecas públicas da cidade. Os eventos incluem shows, cursos em parceria com a PUC-Rio, oficinas literárias, exibições de filmes, palestras e encontros com artistas e criadores.

Nos últimos meses, o projeto recebeu artistas como Adriana Calcanhotto, Gilberto Gil, Lenine, Zélia Duncan, Elisa Lucinda, Gregório Duvivier, Conceição Evaristo e ofereceu mais de 500 horas de aula em cursos e oficinas, criando um público cativo e interessado na programação. Mais de 7.800 pessoas participaram de todas as atividades oferecidas pelo Parque de Ideias entre 2022 e 2023.

O Parque de Ideias é uma realização da Debê Produções com patrocínio do Instituto BAT Brasil e apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO – OFICINAS DO PARQUE DE IDEIAS

De 13 a 24 de maio de 2024

Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro

Faixa-etária: Livre

Instagram Parque de Ideias: https://www.instagram.com/parque_de_ideias/

Site: https://parquedeideias.com/ 

Leia também: Espetáculo ‘Macacos’, que reflete sobre o racismo no Brasil, está em cartaz no Teatro Riachuelo Rio

Deixe uma resposta

scroll to top