FAN BH 2021 será aberto oficialmente neste sábado

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Será aberto neste sábado (4), oficialmente, o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN BH) 2021, com o Encontro de Culturas Populares no Mercado da Lagoinha. 

Julia Tizumba é uma das curadoras do FAN 2021 – Foto: Paulo Oliveira

O Festival, que completa 26 anos de trajetória na cidade, será realizado em nove dias, com dezenas de atrações em teatros da capital, intervenções urbanas, exposições, atividades nos centros culturais, programação de debates e ações formativas. Todas as atividades são gratuitas. 

A cerimônia inaugural do FAN BH 2021, às 15h, contará com a benção do Pai Geraldo André, da Casa de Cultura Lodé Apará, e participação dos curadores do 11º FAN BH, Júlia Tizumba, Froiid e Sérgio Pererê. A atividade disponibilizará tradução em Libras e a classificação é livre. 

Leia mais: 509-E inicia nova fase com single “A Segunda Chance”

Em seguida, a festa da cultura popular envolve um Encontro de Candombes (Comunidade Quilombola Mato do Tição, Comunidade Quilombola do Açude, Nossa Sra do Rosário, de Lagoa Santa); Guarda de Congo São Benedito e Guarda de Moçambique – Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá; Coral Vozes de Campanhã – Irmandade do Rosário de Justinópolis; Caixeiros do Rosário e Maurício Tizumba. Também fazem parte da abertura o Samba da Meia Noite e a DJ Fê Linz.

Com o tema “Muvuca de Pretuntu”, o FAN BH terá, ao longo de sua programação, uma maioria de artistas da Grande BH, além de participantes de diferentes estados e também do exterior, mas que vivem atualmente no país. O Festival busca referências na cultura Bantu para promover uma série de criações coletivas, as Muvucas Artísticas, com diferentes linguagens integradas. O Festival de Arte Negra de Belo Horizonte é realizado observando todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte.

Para mais informações sobre o FAN BH 2021, clique aqui.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.