“Falta de cuidado afeta autoestima dos negros”: jovem viraliza ensinando cuidados com o cabelo

aebb0aab-e7ce-4d5d-84c0-237e50a6dec4.jpeg

O jovem Raphael Lorranh viralizou na internet com o projeto “Artes Cacheadas nas Ruas”. Nascido em Tailândia, município do estado do Pará, ele viaja pelo país indo nas casas dos jovens para cuidar do cabelo e resgatar autoestima. O Notícia Preta conversou com ele para entender como tudo começou.

O projeto surgiu quando vi que muitas pessoas não aprendiam com tutorias, aí decidi ir até elas para ensiná-las e elevar a autoestima delas. A falta de cuidado afeta a autoestima dos jovens negros. Quando eles aprendem, surge um brilho a mais neles”. Afirma.

Raphael é natural do Pará, mas roda o Brasil levando autoestima para jovens negros – Foto: Roney Oliveira

Rafael conta que tudo começou quando era dançarino de breaking e percebeu que o cabelo dos colegas eram bonitos e bem cuidados. “Minha história começou quando eu estava dançando breaking e vi que os dançarinos tinham cabelos afros e estilosos, então decidi deixar meu cabelo crescer para ficar parecido. Até que criei um canal no YouTube para me manter motivado com a ideia e não desistir”, desabafou.

Todo o trabalho é feito de forma gratuita e o objetivo é levar alegria a esses jovens que, a maioria, vive em comunidades e não tem noção de como cuidar dos seus cabelos. Lohan deu exemplos do que motiva a continuar com o projeto. “Quando eles falam que não sabiam que o cabelo poderia ficar assim”

Para ele, as barreiras mais comuns que os jovens enfrentam em relação à autoestima são o preconceito e insegurança.

Jovem vai na casa de seguidores ensinar a cuidar do próprio cabelo.

Segundo ele, como alguns jovens têm dificuldade em entender o tipo de cabelo que tem e como cuidar, Lorranh decidiu ir nas casas e ensinar. “O fato de muitas pessoas não aprenderem a cuidar do cabelo mesmo com os vídeos que produzo, então decidi ajudá-las pessoalmente”, contou ele.

Leia também:“Demorei muito para me reconhecer como um homem bonito”, diz Rafael Zulu

Deixe uma resposta

scroll to top