Exposição urbana reúne e retrata o legado de mulheres periféricas 60+ da Casa Verde (SP)

Miticax_Credito_Rafael-Diegues-Estudio-Dyeegz_01.jpg

No próximo domingo (11), a partir das 11h, será inaugurada a exposição Míticax com fotos hiperdimensionadas, sobrepostas com depoimentos em texto, de mulheres de mais de 60 anos, moradoras do bairro da Casa Verde na cidade de São Paulo.

O trabalho consiste em utilizar arquiteturas da própria Casa Verde, como as paredes dos muros, como plataforma para uma exposição fotográfica que irá alterar a paisagem e proporcionar uma interação visual com o público. A proposta é de uma exposição de fotos “ativa”, onde obra, história e espectador se misturam.

Foto: Rafael Diegues

“Eu sou uma pessoa iluminada, acho que quando a gente deseja o bem do próximo a nossa luz brilha mais, então eu levo isso para minha vida, costumo dizer que sou uma pessoa protegida por deus desde o ventre da minha mãe até o presente momento, acredito que isso acaba refletindo ao participar desse projeto”, explica dona Jane Serra uma das senhoras retratadas no projeto. 

“Eu acho o bairro da Casa Verde tranquilo, aqui nasceram netos e bisnetos, cresceram pessoas do bem, então me sinto privilegiada em pertencer a esse bairro e poder me ver aqui”, complementa.

Os principais objetivos e expectativas dos idealizadores do projeto são de ressignificar não somente a maneira como as histórias dessas mulheres repercutem na sociedade, mas também do próprio local, visto que foi palco de diversas violências e criminalidade, como comenta a produtora executiva Michelle Serra.

“Queremos que o projeto tenha um retorno imediato e direto tanto para as mulheres retratadas quanto para as pessoas que passarem pela exposição urbana. Nossa ideia é criar um conjunto de obras que alterem a paisagem, e ao mesmo tempo insiram a arte na vida e cotidiano das pessoas do bairro e da cidade, inclusive democratizando o acesso à cultura”, afirma.

Leia também: Museu da Maré (RJ) recebe o espetáculo “A Lua da Maré” neste final de semana

O Míticax ficará exposto em muros da Casa Verde Alta até que o material perdure, como é comum na cultura do lambe, porém os produtores irão desenvolver um site e um perfil no instagram, do qual a exposição poderá ser revisitada de forma permanente.

Serviço:
Inauguração da exposição urbana ‘Míticax’

  • Local: Rua Dr. Sebastião de Lima, nº 293, Casa Verde Alta, São Paulo
  • 11 de Dezembro, domingo
  • Horário: A partir das 11h 
  • Ingresso: Gratuito

0 Replies to “Exposição urbana reúne e retrata o legado de mulheres periféricas 60+ da Casa Verde (SP)”

Deixe uma resposta

scroll to top