Estudante de PE, bolsista do Prouni, atingiu nota máxima na redação do ENEM 2020

APOIE O NOTÍCIA PRETA

“Eu esperava ter um bom desempenho, mas 1000 ninguém espera né, fiquei muito surpreso até agora estou”, diz Savicevic Ortega, estudante de direito bolsista do Prouni, que está entre os 28 vestibulandos do ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) a tirar nota máxima na redação.

Savicevic Ortega foi um dos 28 brasileiros a atingir a nota máxima na edição 2020 do ENEM Foto: arquivo pessoal
Savicevic Ortega foi um dos 28 brasileiros a atingir a nota máxima na edição 2020 do ENEM Foto: arquivo pessoal

Savicevic Ortega, 20 anos, que mora em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco está entre as 28 pessoas, de acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) órgão responsável pelo exame, que tiraram na redação a nota mil, sendo a pontuação máxima da etapa da prova. O resultado do exame foi publicado em 29 de março, e a aplicação obteve mudanças de datas e novos modos de realizar a prova, o ENEM foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro para o método escrito, e as provas digitais em 31 de janeiro e 07 de fevereiro, ambas presenciais.

Em entrevista ao Portal Notícia Preta, Ortega contou que ficou muito surpreso quando viu o resultado: “Eu esperava ter um bom desempenho, mas 1000 ninguém espera né, fiquei muito surpreso até agora estou e gritei muito”. Ao ser questionado como se preparou para o Enem na pandemia disse “Fiz um curso de redação e linguagens que me ajudou muito, e praticava muita redação. O mais difícil foi ter que se adaptar ao virtual, sem o contato direto com os professores e a pressão psicológica sem dúvidas foi muito maior desafio”.

Por seu bom desempenho na prova, Savicevic deu dicas para outras pessoas que desejam se sair bem na redação, já que é uma das etapas mais difíceis da prova “Entender as competências da redação, enriquecer seu acervo de repertórios socioculturais e praticar, o segredo é exercitar muito”.

Enem digital

Em 2020, o Enem estreou a modalidade digital, que o estudante escolhe ao realizar a inscrição, foram feitas 29.703 do exame no modo digital conforme dados divulgados pelo INEP, modelo qual Ortega efetuou a prova e perguntado sobre a experiência ele relatou: “Eu gostei da experiência, você não perde tempo tendo que passar gabarito, as respostas já ficam salvas e pode riscar a tela toda do computador”. Savicevic Ortega é estudante de Direito do 5° semestre e informou ao NP que com sua nota da prova de 2021, tentará cursar medicina que é seu sonho, pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) ou SISU (Sistema de Seleção Unificada) nas faculdades UFPE (Universidade Federal do Pernambuco) e UPE (Universidade de Pernambuco).

Em 2019, última edição do ENEM, 53 alunos obtiveram nota mil na redação, comparando com os números de 2020, tem uma diferença de 24 alunos que tiraram o resultado máximo na redação, essa redução do desempenho já foi abordada em matéria anterior aqui no Notícia Preta.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.