Escritora baiana, Gilmara da Silva, lança livro de poesias inspirado no afeto negro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O livro de poesias Palavras, Navalhas, Doçuras Libertam é a primeira obra da escritora baiana Gilmara Silva de Oliveira e foi lançado na última quinta-feira (27) de forma virtual. Como a escritora mesmo define, o livro é uma “Mercadoria-Denúncia-Resistência” recheado de poesias que valorizam e potencializam a afetividade entre famílias negras. Segundo Gilmara, na publicação são denunciados os traumas do racismo, “resultante de processo de sociabilidade escravagista, transformamos a dor em arte e a palavra em capital cultural”, afirma.

Gilmara lembra que o mercado editorial brasileiro é extremamente embranquecido – Foto: Arquivo Pessoal

Gilmara ressalta ainda que a história de famílias negras negligenciadas do direito à escrita são estimuladas com amor a partir das narrativas e vivências de pessoas pretas. “São 100 páginas atravessadas de dores e delícias na escrita, com Palavras Navalhas Doçuras dedicadas às mulheres e aos homens de dentro da minha casa, carregada de multidões porque, certamente, vai te afetar também. 

Leia também: Livro sobre a ditadura traz investigação contra Tony Tornado

A produção

Segundo a escritora baiana, o contexto editorial brasileiro dificulta a publicação de alguns modelos de textos e, ainda de acordo com ela, Palavras, Navalhas, Doçuras Libertam não se encaixava nos projetos editoriais de várias empresas e, de certa forma, seria desvirtuado o princípio do livro. “Ao estabelecer contato com algumas editoras, entendemos que o direito a essa publicação poderia ser interditado se não fosse a nossa altivez e ousadia de nos auto publicar, visto ser uma escrita de uma família com baixa renda e que respeita nosso tempo e nossas experiências”, analisa. Para adquirir o livro e obter mais informações, clique aqui e vá direto para uma conversa no Whastapp ou acessar o Instagram da autora.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.