Escola de Comunicação Antirracista do Notícia Preta será lançada em agosto

thais-np.jpg

No mês de agosto o Notícia Preta vai lançar sua Escola de Comunicação Antirracista que oferecerá cursos gratuitos e online, focados em capacitar principalmente pessoas negras e periféricas em diferentes áreas da Comunicação. A iniciativa é pioneira no Brasil. A proposta é que pessoas de todos os lugares do Brasil tenham acesso à formação, para isso o Notícia Preta terá uma plataforma online exclusiva para a Escola de Comunicação.

Serão oferecidos dezenas de cursos na área de comunicação e mídia, voltados para instruir os alunos, jovens e adultos, a aplicarem uma linguagem e um olhar antirracista e combatendo demais preconceitos enraizados, como a homofobia, o machismo e a transfobia.

Segundo a jornalista e CEO do Notícia Preta Thais Bernardes, a ideia de desenvolver uma escola com esse foco nasceu junto com o jornal. “O Notícia Preta sempre foi um espaço de formação de comunicadores antirracistas. Em 4 anos de existência formamos mais de 60 comunicadores que aprenderam como fazer um jornalismo não-violento. Fazíamos essas formação de maneira orgânica, agora organizamos tudo e disponibilizamos em uma plataforma de ensino”, explica. 

Thais Bernardes é jornalista, CEO do Notícia Preta, e vai ministrar o curso de Comunicação Antirracista na Escola de Comunicação Antirracista / Foto: André Melo 

A formação era antes direcionada, nos primeiros anos, apenas para os voluntários do NP. “Com o crescimento do jornal e a formalização de toda a equipe entendemos a importância de levar essa formação para mais pessoas”, pontua Thais. 

No primeiro momento, serão disponibilizados cursos como o de Marketing Digital e Comunicação Antirracista, com previsão para iniciar as primeiras turmas ainda em agosto. Para Thais Bernardes, a união do jornalismo e da comunicação com a educação, significa promover mudanças significativas na sociedade e na vida das pessoas.

“O jornalismo é uma ferramenta de transformação social. E não há transformação que não passe pela educação. Criar uma Escola de Comunicação Antirracista dentro do NP é entender que o jornalismo, e outras áreas da Comunicação, também são espaços de disputa de narrativas e de formação de pensamento crítico”, explica a jornalista, que continua:

“Uma comunicação antirracista auxilia na formação de uma sociedade antirracista. Se eu sei como, e o que falar, eu não reproduzo construções preconceituosas, e todo comunicador independente da sua cor, precisa ser um antirracista. Afinal, ele é um multiplicador de informações”.

Sobre a Escola de Comunicação Antirracista, Thais – que vai ministra o curso de Comunicação Antirracista – garante a missão da iniciativa tem haver com a educação, que ao seu ver, é na realidade, uma obrigação. 

“Repito, não há transformação sem educação e sim, os jornalistas e comunicadores precisam ser educados para não reproduzirem estereótipos preconceituosos em suas matérias. Tanto os jornalistas em formação, que ainda estão na faculdade, quanto aqueles que já atuam. Até mesmo os mais velhos, principalmente esses, eu diria. Esses cursos são para todos aqueles que acreditam que a comunicação é ferramenta de mudança”. 

Em breve mais informações sobre as inscrições para a Escola de Comunicação Antirracista serão divulgadas. 

Além dos cursos online na plataforma oferecidos pela própria escola, uma parceria firmada com o Senac RJ também vai promover formação em cursos profissionalizantes através do Programa Senac de Gratuidade. Estes, oferecidos no formato presencial em todo o Estado do Rio de Janeiro, são destinados a jovens e adultos com renda familiar mensal de até dois salários mínimos.

A parceria entre o Notícia Preta e o Senac consolida o compromisso com a educação e a capacitação para além da comunicação e do jornalismo, e estabelece outras possibilidades para jovens negros e periféricos transformarem suas vidas. São 250 vagas abertas para alunos captados com o auxílio do Notícia Preta, para os cursos promovidos pelo Senac. 

A primeira turma com essa parceria – que entrega aos alunos que concluírem a formação uma certificação do Senac – começa no dia 21 de agosto, com o curso de Assistente Administrativo, na Unidade Senac Riachuelo, próximo a comunidade do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro. O curso será de 8h às 12h, de segunda a sexta. Para mais detalhes sobre o curso basta acessar o site oficial do Senac RJ.

Leia também: Programa Senac de Gratuidade oferece cursos gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top