Museu nacional recebe exposição histórico-fotográfica que ressalta a importância da presença negra no DF

APOIE O NOTÍCIA PRETA

De 12 a 29 de setembro de 2019, a exposição “Reintegração de Posse: Narrativas da Presença Negra na História do Distrito Federal” estará no Museu Nacional da República. Os registros fotográficos selecionados para a exposição datam de 1956 a 1998 e chamam atenção para o lugar da população negra como maioria dos habitantes do DF. Além disso, a exposição serve para ressaltar a importância das pessoas negras como sujeitos históricos no Distrito Federal.

Arte de divulgação do evento – Divulgação/Redes sociais

Ambientes interativos estimulam os visitantes a encontrar o caminho percorrido por seus familiares até Brasília e suas idas e vindas pelas 31 regiões administrativas do DF. O público é convidado a dialogar e colaborar com o que está nas imagens, registros escritos e relatos de pessoas em diferentes contextos.

De acordo com Guilherme Lemos, historiador que compõe a equipe, serão realizadas oficinas e tour virtual pelos espaços de memória das histórias negras no DF e visita guiada por monitores à exposição que está no Museu Nacional, como parte da Semana de Extensão Universitária da UnB. “Apresentaremos à comunidade como os documentos foram selecionados para a mostra, quais as técnicas utilizadas e como articulamos isso com os conhecimentos históricos intersubjetivos da cidade através das entrevistas com pessoas negras que vivem em Brasília desde a construção”, indicou.

Leia também: Festival Cara e Cultura Negra chega à 15ª edição com programação gratuita em Brasília

A exposição foi construída coletivamente por estudantes da Universidade de Brasília (UnB), pesquisadoras/es e diferentes profissionais negras/os das áreas de História, Letras, Arquitetura e Urbanismo e Comunicação. É resultado de pesquisa desenvolvida sobretudo no acervo do Arquivo Público do DF.

Serviço

Reintegração de Posse: Narrativas da Presença Negra na História do Distrito Federal

Local: Museu Nacional da República, Conjunto Cultural da República

Data: de 12 a 29 de setembro de 2019 (Entrada gratuita).

FONTE: cultura.df.gov.br

APOIO-SITE-PICPAY

Eduardo Maciel

Jornalista, 38 anos, de Brasília-DF, formado pela Universidade Estácio e pós-graduado em Jornalismo Digital e Produção Multimídia, pelo IESB. Trabalhou com assessoria de comunicação na Receita Federal, Redator e Editor de conteúdo na revista eletrônica VaralMag e Analista de comunicação pleno na D13 marketing e comunicação, em Brasília.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.