ENEM 2021: inscrições se encerram dia 26 de setembro para isentos ausentes em 2020

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Encarram-se no próximo domingo (26) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 para os participantes que solicitaram isenção da taxa na edição de 2020 e não compareceram no dia da prova. As inscrições são realizadas no mesmo site e modelo para quem vai prestar a prova em novembro, e não é necessário pagamento da taxa ou comprovação de ausência na edição anterior.

Em 2021, foi registrado o menor número de pessoas negras da história do Enem – Foto: Nappy.co

Essa alteração é cumprindo a ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), que atribuiu a alta taxa de não comparecimento no ENEM 2020 à pandemia, em um contexto de anormalidade e “a comprovação destes documentos interferiria no acesso à educação e erradicação da pobreza”. A prova, que é somente no modo impresso, será aplicada em 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data para as Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade (Enem PPL). Os inscritos podem solicitar até dia 27 de setembro o atendimento e tratamento pelo nome social.

As regras para os inscritos que têm direito à isenção não mudaram, ou seja, é necessário comprovar o direito à gratuidade como nas edições anteriores. 

Leia também: Número de inscrição de não pagantes do Enem 2021 cai 77%, segundo levantamento

A aplicação das provas impressa e digital, para quem se inscreveu de 30 de junho até 14 de julho, será normalmente aplicada nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Nesta edição do ENEM o número de negros e indígenas inscritos reduziu mais de 50%, foram 53,1% de pessoas pretas e 54,8% dos povos indígenas.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.