TV Cultura homenageia Ismael Ivo em documentário

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Ismael Ivo, um dos mais importantes bailarinos brasileiros de todos os tempos, será homenageado pela TV Cultura no próximo sábado (25). O documentário de 50 minutos ouviu mais de 30 personalidades da dança e do teatro como a bailarina Ingrid Silva (Dance Theater of Harlem), Karl Regensburger (ImPulsTanz), Meinrad Huber, Francesca Harper, Jarbas Homem de Mello e Glória Maria, entre outros.

Ismael Ivo será homenageado pela TV Cultura – Foto: Reprodução

Ismael trabalhou na Europa por mais de 30 anos, não só com a dança, mas também com coreografia, curadoria e direção. Ele é um dos criadores do prestigioso festival austríaco de dança ImPlusTrans, fundado em Viena. Em 2017, se consagrou como o primeiro homem negro a ocupar o cargo de diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo. Além disso, mais recentemente, havia sido contratado pela própria TV Cultura para desenvolver programas baseados nos movimentos sociais das periferias. Em abril do ano passado, aos 66 anos, morreu em decorrência da Covid-19.  

Leia também: Morre o bailarino e coreógrafo Ismael Ivo, um dos maiores nomes da dança do Brasil

O documentário conta com imagens do acervo da emissora do anos 80 e 90 e os bastidores da preparação do filme “Objetos Perdidos”, de Luiz Fernando Carvalho, em pré-produção, do qual o artista fazia parte. A direção é do jornalista Alberto Pereira Jr.  Ele afirma que o filme começa pela notícia da morte do artista e depois segue pelos locais onde Ismael atuou, como o Ballet Paraisópolis. “Negro e periférico, Ismael Ivo extrapolou as estatísticas sociais, mostrando o poder transformador da arte. Criou e apoiou inúmeras iniciativas de inclusão social a partir da arte. A história de Ismael valida que é possível acreditar nos sonhos”, afirma o diretor.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.