Um professor de Geografia da rede estadual do Rio de Janeiro, que não teve o nome revelado, disse em uma aula disponibilizada no aplicativo de ensino remoto da rede estadual do Rio que não há racismo no Brasil. O professor, em uma aula sobre a formação do povo brasileiro, argumenta que não pode haver discriminação de raça no país por sua formação ter acontecido a partir de uma misceginação. A aula foi apagada da plataforma logo após o vídeo começar a circular nas redes sociais.
“Quando muita gente fala para mim sobre racismo, eu fico me perguntando: como (existe) racismo se a gente é tão misturado assim? Nosso processo é diferente da grande maioria dos países. Não temos uma definição étnica bem formada. Somos um país miscigenado“, afirma o professor de Geografia durante videoaula no aplicativo de aulas chamado Applique-se.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) pede “desculpas pelo equívoco, esclarece que não compactua com qualquer forma de preconceito e informa que já retirou o vídeo da plataforma”.
A Seeduc disse ainda que está produzindo um novo material audiovisual, “com conteúdo que condiz com a história e realidade brasileira acerca do tema”, que será disponibilizado no aplicativo de educação remota Applique-se.
O aplicativo de ensino remoto contém 4 mil materiais pedagógicos com videoaulas, podcasts e orientações de estudos. O acesso ao material não consome dados de celulares dos alunos, o que ampliou o acesso de estudantes da rede, e os professores da rede mediam aquele conteúdo.