Uma tentativa de assalto a um carro-forte que iria abastecer a lotérica do Shopping Tacaruna, em Pernambuco, deixou clientes e funcionários em pânico, na tarde da sexta-feira (27). Na confusão, duas pessoas foram baleadas – um segurança da transportadora de valores e um cliente. Mesmo assim, os funcionários do centro de compras precisaram continuar trabalhando. Aproximadamente uma hora após o ocorrido, um alerta sonoro do Shopping informava: ”Lojistas e clientes, a situação já está sob controle e as lojas devem ser reabertas, contamos com a sua colaboração”.
Algumas lojas fecharam e não reabriram, mas outras permaneceram abertas. Alguns funcionários que não quiseram se identificar, disseram que pouco tempo depois dos tiros, continuaram trabalhando a poucos metros de onde toda a confusão aconteceu. “Eu estou tremendo até agora. O sangue estava aqui no chão até agora. Vieram limpar não faz minutos. Eu não consigo atender ninguém, estou muito assustada”, disse uma funcionária.
“Eu corri para dentro da loja, tentei fechar e não consegui de tão assustado. Só deu tempo de me abaixar. E quando pensei que ia embora, escuto o sistema de som do Shopping informar que as lojas deveriam ser reabertas. Fiquei em choque”, disse outro funcionário que também não quis se identificar temendo represália.
NOTA
Sobre a permanência do shopping em funcionamento na noite de ontem, 27 de agosto, a administração esclarece que realizou o atendimento imediato às duas pessoas atingidas. Prontamente fez o isolamento de toda a área necessária para atuação dos órgãos competentes, certificou-se de não haver mais nenhum risco e só assim autorizou a reabertura das demais lojas. Haviam muitos clientes dentro das lojas e era importante transmitir a informação de que já podiam circular no mall. Mais uma vez lamentamos profundamente o ocorrido e ratificamos que toda a administração do shopping esteve atuando sem interrupção nessa ocorrência.
Investigação
O caso está sendo investigado pela Força Tarefa Bancos, que realizou diligências nas áreas interna e externa do shopping. Equipes da Delegacia de Roubos e Furtos e do Instituto de Criminalística (IC) foram enviadas ao local. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também mandaram equipes ao local.
Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso.