“É muito chato sempre ter que falar sobre racismo”, diz Vini Jr ao ser premiado no Bola de Ouro 2023

IMG_0663-e1698709529987.jpg

O jogador brasileiro Vinicius Jr, recebeu nesta segunda-feira (30) o Prêmio Sócrates, durante a cerimônia de entrega da Bola de Ouro 2023. O atacante foi premiado por conta de seu trabalho no Instituto Vini Jr, um projeto social criado por ele, que atende crianças e jovens de escolas públicas de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, em prol de uma educação antirracista por meio do esporte.

Durante o discurso de vitória, além de agradecer pelo prêmio, Vini também desabafou sobre os casos de racismo constantemente direcionados contra ele. “É muito chato sempre ter que falar sobre racismo. Eu estou preparado para isso. Para sempre poder falar quando for necessário. É muito triste eu ter que falar sobre racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre os grandes jogadores que estão aqui. Quero pedir para vocês que não parem de lutar. Que as crianças que possam vir, não sofram com isso“.

Após o discurso de Vini Jr, o ex-jogador marfinense e ídolo do Chelsea Didier Drogba que esra o mestre de cerimônias, prestou apoio ao jogador brasileiro. “Obrigado Vinicius, você não está sozinho nessa luta. Estamos esperando isso há muito tempo. Gostaria de insistir para que as autoridades do futebol e governos ajam. É hora de ações para acabar com o racismo não só nos estádios, como ele disse, mas em todo lugar do mundo“, afirmou.

Vini Jr com o Prêmio Sócrates /Foto: Reprodução Redes Sociais

O atacante Vini Jr ficou na 6ª posição do prêmio Bola de Ouro, que foi entregue ao Messi. Mas sobre o prêmio que recebeu, Vini não escondeu a felicidade ao agradecer pelo reconhecimento.

Eu estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, de onde eu saí, é muito improvável chegar até aqui. Eu fico muito feliz de poder ajudá-los. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês“, disse durante o discurso. Durante a cerimônia ainda foi feito uma homenagem a Pelé, da qual Vini também participou.

Falar de Pelé é uma honra para mim. Para mim e outros brasileiros, ele é um Deus. Ele colocou o nosso país em outro patamar. O seu legado é inenarrável”, disse o vencedor do Prêmio Sócrates.

Nas redes, o atacantes do Real Madrid também se pronunciou, destacando ainda mais o trabalho desenvolvido em seu projeto social, e o poder da educação.

A educação liberta e transforma. Desde os 19 anos escolhi investir nela para impactar a sociedade.
Aos 23, recebi o Prêmio Sócrates com o maior orgulho do mundo. O nosso trabalho no @institutovinijr está apenas começando. Espero voltar mais vezes para buscar outros trofeus que celebram minha luta por um mundo mais justo
“, começou o jogador, que continuou:

Não há nada mais inovador do que os professores. Vocês são a inspiração e o alicerce do Instituto.
Aproveito a ocasião para dar uma boa notícia: vem (muito) aí a Escola Vini Jr. Já temos local, projeto e sonhos. Será algo moderno, diferente e vai formar gerações de cidadãos. Seguimos! Obrigado a todas as centenas de crianças que estiveram no Sesc São Gonçalo para acompanhar o evento. É tudo por vocês!
“, finalizou.

Leia também: “Não é racismo”, diz diretor do Barcelona sobre ataques contra Vinicius Junior

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top