Domitila Barros, modelo descoberta na periferia do Recife, estrela campanha internacional

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Ainda adolescente, moradora da comunidade da Linha do Tiro, na periferia do Recife, Domitila Barros conviveu com outras meninas e meninos, a maioria sem as mesmas oportunidades que ela teve. Ainda naquela época, ela já pensava em proporcionar lazer e aprendizado para a garotada do local. 

Domitila cresceu em meio ao trabalho da mãe, Dona Roberta, à frente da ONG CAMM (Centro de Atendimento à Meninas e Meninos), que oferece atividades de lazer e educação para os jovens da Linha do Tiro. Foi neste espaço que a modelo e assistente social começou a desenvolver trabalhos de impacto local. Domitila era responsável pelas aulas de leitura, dança e arte para os jovens. Pelo trabalho, ela foi escolhida pela ONU e pelo Instituto MC Donalds para representar o Brasil numa premiação sobre Artevismo nos Estados Unidos em 2000. 

Duas décadas depois, a pernambucana não imaginaria que hoje estaria formada em serviço social e seria mestre em políticas sociais pela Universidade de Berlim, na Alemanha. E o mais surpreendente: que uniria o trabalho social à moda. A ideia do Artevismo (termo que significa Arte + Ativismo) deu certo e essa é a bandeira que Domitila carrega nas campanhas com marcas internacionais e nas passarelas. 

Não à toa, a modelo foi escolhida para ser a embaixadora mundial da marca Symrise Cosmetics Ingredients, empresa com sede na Alemanha e distribuição em vários países, como o Brasil. 


“Eu defendo essa bandeira de parceria com retorno de impacto social. O artevismo é importante. Em vez de roupas, sapatos ou joias, nossos contratantes precisam assumir o compromisso de fazer algo para beneficiar algum espaço, cidade, etc”, diz a modelo

Ela estrela a campanha na Europa e, em breve, nos Estados Unidos, Emirados Árabes, América Latina, Ásia e África. A campanha deveria ter sido lançada na Feira de Moda de Barcelona, mas foi cancelada por causa do Coronavírus. 

APOIO-SITE-PICPAY

Thiago Augustto

Um filho negro adotado. Thiago Augustto faz questão de marcar sua existência pela raça e pela oportunidade de viver. Transformou o tabu da adoção num grande motivo de orgulho. É criador de conteúdo e palestrante. Se formou em jornalismo em 2014, desde então, trabalha na TV Globo Recife, atuando como produtor e repórter. No Notícia Preta, é editor e coordena os colaboradores das regiões norte e nordeste. Em 2021, criou o Futuro Black - um banco de talentos e de fontes profissionais pretas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.