EmpregueAfro recruta executivo para trabalhar em multinacional norte-americana

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Em 2020, a importância da diversidade racial nas empresas ganhou ainda mais força. O assassinato de George Floyd, em maio do ano passado, nos Estados Unidos e as manifestações do movimento Black Lives Matter, foram o estopim para que a luta antirracista ganhasse ainda mais visibilidade e fosse debatida dentro e fora do mundo corporativo. Um estudo da  Harvard Business Review revela que em organizações nas quais há programas de diversidade, os funcionários se mostram até 17% mais dispostos, enquanto a ocorrência de conflitos é 50% menor.

Há 15 anos no mercado, a EmpregueAfro, consultoria em recursos humanos, focada na diversidade etnico-racial, sente esse aumento do interesse das empresas para investir em diversidade e, cada vez mais, na contratação de pessoas negras. 

Pela primeira vez, a EmpregueAfro, pioneira na América Latina em seu segmento, realiza um processo seletivo para a vaga de presidente em uma Startup norte-americana, instalada no Brasil.

Os interessados em ocupar o cargo de General Country Manager Brazil devem preencher alguns requisitos como: ter experiência como gerente geral ou função executiva semelhante em uma empresa de tecnologia e/ou similar; vivência de 10 anos em cargos de gestão; ser verdadeiramente interessado na experiência do cliente; graduação completa e inglês fluente. 

Para CEO e fundadora da Empregueafro, Patrícia Santos, é a primeira vez que a Empregueafro vai buscar um presidente negro para uma empresa e por ser uma multinacional, é mais relevante ainda.

Mesmo com 15 anos de mercado, esta é a primeira vez que vamos procurar um presidente de uma empresa. Também não sabemos de nenhuma outra consultoria de RH com foco na questão racial no Brasil que tenha feito um processo como esse. Para nós é muito gratificante ter sido reconhecido entre tantas consultoria de RH que existem”, comemora Patrícia Santos, CEO e fundadora da Empregueafro.

Patrícia Santos – CEO da EmpregueAfro

Patrícia ressalta ainda o pioneirismo no mercado e a importância para a empresa que abre um leque para outros empreendedores do mesmo ramo. “Esse pioneirismo torna a nossa marca cada vez mais forte e a probabilidade de fomentar a busca por mais presidentes negros no mercado é maior. Estou muito feliz, com uma intuição muito boa, de que vamos encontrar esse presidente ou essa presidente e vai ser desbravador para dizer o mínimo”, conta Patrícia.

Mais que Representatividade

Para a CEO da EmpregueAfro a população negra precisa e clama por representatividade. “O mais alto cargo de uma Startup norte americana no Brasil é da mais alta importância para a comunidade negra. Quanto mais cargos nós ocuparmos, mais representatividade nós teremos”, afirma.

Mercado de trabalho

Um levantamento do Instituto Ethos, publicado em novembro de 2020, mostra que apenas 0,4% das mulheres negras ocupam cargos executivos nas grandes empresas. Para Patrícia, é mais que uma oportunidade, “é uma prova de que somos potentes e a EmpregueAfro enxerga essa oportunidade como estratégica para que possamos ocupar principalmente porque é o cargo mais alto de uma empresa e o valor da remuneração é um valor que muda vidas”, conta Patrícia. 

Expectativa

Patrícia enfatiza que o perfil procurado é de alguém que já tenha sido diretor (a) e saiba o funcionamento de uma empresa, com conhecimento amplo de uma corporação. Além disso, a EmpregueAfro vai acompanhar o progresso e desempenho do escolhido, todos os meses, durante um ano. “Tenho uma perspectiva que essa vaga impacte o mercado e possa fomentar o desejo de ter o presidente negro em outras empresas no Brasil e, pelo que a gente sabe do histórico, as empresas fazem isso. Quando veem que uma faz, as outras também querem fazer. É abrir precedentes para outros presidentes negros”, finalizou.

Para concorrer à vaga, os interessados devem enviar um email com o currículo e a resposta da pergunta “Por que quero ocupar essa vaga?” até o dia 17 de janeiro, pelo email “curriculo@empregueafro.com.br 

Para saber mais detalhes da vaga, clique aqui

A EmpregueAfro

Criada no final de 2004, a EmpregueAfro é uma consultoria em recursos humanos, focada na diversidade étnico-racial. A princípio, o intuito a capacitação para jovens negros para processos seletivos em empresas multinacionais. Porém, a demanda por recrutamento e seleção, treinamentos e Workshops sobre a temática Negra, onde a consultoria é especializada. 

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.