Documentário sobre a origem do samba de roda, “Awurê na Bahia”, será lançado nesta segunda

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Nesta segunda- feira (6), às 19h, será lançado oficialmente o documentário “Awurê na Bahia”, que virou o primeiro projeto “Originais” da Cultne, maior acervo de cultura negra do Brasil. A obra vai apresentar e difundir as origens do samba de roda brasileiro e expor a Rota dos Tambores.

Segundo a direção, toda história do documentário será contada a partir do olhar preto, trazendo à luz uma produção especial. O trabalho tem como proposta iniciar uma sequência que vai mostrar os caminhos do Tambor em outros estados do Brasil e em países da América Latina, como Uruguai e Cuba. Além disso, vai divulgar que a arte e o cinema é para todos, trazendo memórias, legados e reconhecimentos importantes de uma cultura geradora de outras manifestações artísticas brasileiras, que é o valor cultural do samba de roda para o Brasil.

A ideia inicial era apenas lançá-lo nas redes sociais, mas o projeto alçou novos voos e será lançado no cinema Estação Net Rio, Rua Voluntários da Pátria, 35, no Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, com entrada gratuita. “O documentário traz memórias, legados e reconhecimentos importantes de uma cultura geradora de outras manifestações artísticas brasileiras, que é o valor cultural do samba de roda para o Brasil. E assim fomos beber na fonte, reverenciando Seu João do Boi, dona Nicinha do samba, Cachoeira, Santo Amaro, São Felix, Quilombo Quixabeira, Kaonge, o samba de caboclo, o samba junino, a história do Ylê Aiyê. Foi emocionante e necessário. Viva o samba de roda“, festeja Anderson Quack, um dos diretores do documentário.

No evento de lançamento de “Awurê na Bahia”, haverá uma intervenção artística para protestar contra o fechamento do espaço proposto pelo proprietário, o Grupo Severiano Ribeiro (GSR). Alegando falta de pagamentos de aluguéis atrasados, o GSR quer demolir o espaço para construir um prédio residencial, o que tem sido alvo de críticas pela classe artística.

O Documentário é uma realização de Awurê, sob a direção de Pedro Oliveira, Fabiola Machado e Anderson Quack Arifan Jr.

Para assistir o trailer do documentário, clique aqui.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.