Documentário inédito “Corpolítica” estreia no Canal Brasil no dia 1º de janeiro

documentário

Marco Pigossi, Erika Hilton e Pedro Henrique França. Crédito: Divulgação.

No primeiro dia no ano, estreia no Canal Brasil o documentário inédito “Corpolítica”. A produção retrata o recorde histórico de candidaturas LGBTQIAP+ nas eleições de 2020 no Brasil e acompanha a campanha eleitoral de quatro candidatos: da vereadora de São Paulo Erika Hilton, do Psol, da então candidata pelo Rio de Janeiro Andreá Bak, pelo Psol, da vereadora do Rio de Janeiro Mônica Benício, também do Psol, e do então candidato a vereador por São Paulo William de Lucca, do PT. 

O documentário é dirigido por Pedro Henrique França e produzido pelo ator Marco Pigossi e traz relatos, experiências e violências vividas por eles dentro de seus processos de afirmação e luta por direitos, além de destacar a importância do envolvimento de pessoas LGBTQIAPN+ no cenário político brasileiro.

O longa venceu o Prêmio de Melhor Documentário no Queer Lisboa, em Portugal, em 2022, o Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2022, a Première Brasil no Festival do Rio, também em 2022, e participou da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no mesmo ano. 

documentário
Marco Pigossi, Erika Hilton e Pedro Henrique França. Crédito: Divulgação.

LEIA TAMBÉM:

“Vou continuar o legado da minha avó”, diz Ana Cacimba sobre músicas de quilombo

‘SERVIDÃO’: documentário sobre trabalho escravo contemporâneo no Brasil, estreia nos cinemas em janeiro

Primeira escritora negra a conquistar o Nobel, Toni Morrison tem obra escrita junto com seu filho publicada

Sinopse: O documentário investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil, país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Diante de um recorde de candidaturas LGBTQIA+ nas eleições brasileiras de 2020, em um momento histórico no país e no mundo, candidatos e políticos relatam suas experiências e as violências vividas dentro de seus processos de afirmação e na luta por direitos.

Deixe uma resposta

scroll to top