Destaques da Semana NP: confira os shows, exposições, cinema e peças de teatro da semana

DSC_1035-scaled.jpg

Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows, exposições e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.

Cinema e Música Negra no Centro-Oeste: Festival Diaspóricas começa neste sábado; confira programação

Neste fim de semana, Goiânia celebra a cultura afrobrasileira com o 1º Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra, no Centro Cultural Martim Cererê. O evento, com entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível, reúne intelectuais e artistas negras para celebrar a cultura afrobrasileira no Centro-Oeste. A programação inclui shows, mostras de cinema, painéis e uma feira de afroempreendedorismo.

Últimos dias para conferir exposição 100 ANOS DA COLÔNIA JULIANO MOREIRA, em cartaz, no Museu Bispo do Rosario

Mais de 300 obras e documentos ainda estarão disponíveis ao público na exposição do Museu Bispo do Rosario até dia 20 de setembro (SÁB). Intitulada 100 Anos da Colônia Juliano Moreira: arquivos, territórios e imaginários, a mostra traz elementos históricos, documentos do acervo institucional, obras de Arthur Bispo do Rosario, produções inéditas de artistas convidados e, também, do Ateliê Gaia. O lançamento do catálogo marca, não apenas, o encerramento da exposição, mas o registro importante da história do espaço que é, também, símbolo de (re) existência. O evento acontece no próximo dia 20 de setembro, a partir das 9h30, com programação 100% gratuita. Com curadoria de Carolina Rodrigues, Gabriel Reis, Geovana Melo e Napê Rocha, a exposição aborda assuntos como: Mulheridades; Conexões Externas; Imaginações, Fabulações e Infâncias; Reflexões sobre o Tempo; e, o Trauma Colonial. A exposição ocupa os três andares do Museu com  uma reflexão em torno de três temáticas gerais: arquivos, territórios e imaginários.

Foto: Divulgação.

Rio de Janeiro recebe o lançamento do documentário A Jẹun Bó sobre comida de terreiro

“A Jẹun Bó” registra, pela primeira vez, mais de dois anos da riqueza da culinária e das festas do Candomblé, marcando a estreia da jornalista Camila Silva Wòkè Mí — ex-repórter da Globo e GloboNews — no cinema independente. Com um olhar intimista da diretora, que também é yawô, o documentário é conduzido pelo babalorixá e antropólogo Rodney William e ambientado no terreiro Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá. O filme será exibido no Rio de Janeiro no dia 22 de setembro, às 18h, no auditório do MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira na Gamboa, em sessão aberta ao público, com entrada gratuita e acessibilidade garantida.

Leia mais notícias por aqui: STF reafirma categorias “preto” e “pardo” como critério para cotas raciais em concursos públicos

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top