Espaço formativo abre inscrições para encontros sobre palhaçarias e comicidades negras

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Até o próximo dia 31 de maio, estão abertas as inscrições para o novo ciclo formativo, os “Encontros Sobre Palhaçarias e Comicidades Negras”, com turmas no período da manhã e da noite. A formação é uma parceria entre a Casa de Cultura Parelheiros e o Centro Cultural Grajaú, de São Paulo. 

Vanessa Rosa é artista e trabalha com comicidades desde 2006 – Foto: Fernanda Solidade

Para Vanessa Rosa, artista do riso e coordenadora da oficina, esses encontros nascem com o propósito de promover trocas sobre a resistência estética criativa em busca por uma comicidade ancestral. “Acionamos a memória e a força do imaginário cultural afro-brasileiro em dialogo com a luta antirracista negra, o aprendizado e fortalecimento de saberes tradicionais afro-orientados em confluência aos saberes indígenas”, afirma.

Vanessa ressalta também que o riso e a alegria conduzem os saberes de luta, resistência, denúncia, celebração e também os festejos. “O Festejo Raízes do Riso, já está em sua segunda edição, e esse espaço é de festividade, construído pelo Terreiros do Riso, que reúne a força e os saberes dos mestres do riso”. enfatiza Vanessa que complementa. “Quando percebemos alegria como um fundamento ético, presente na sabedoria afro-diaspórica e indigena, estamos falando de cura. Não a cura como a ciência ocidental fomenta, mas sim uma sabedoria ancestral, uma cura que sustenta e firma nossa espiritualidade”, conta Vanessa Rosa.

Leia também: Enxurrada Casa Preta III encerra programação com shows que reúnem diversidade musical

Ainda segundo Vanessa, a oficina é construída a partir de inquietações de pesquisas realizadas por ela mesma, atuante no campo das comicidades desde 2006. Ao passar por diferentes escolas de humor eurocêntricas, sentiu a necessidade e a importância de pesquisar a partir de matrizes e motrizes de tradições afro-ameríndias, construindo um pensamento que visa o riso em ritualística e rebeldia.

Serviço 

Oficina de encontros sobre palhaçarias e comicidades negras com a oficineira Vanessa Rosa Público alvo: A partir dos 16 anos 

Local: Online (Google Meet ou Zoom ou Facebook) 

4 turmas – Segundas e Quartas 

Manhã: 09h – 11h (Casa de Cultura de Parelheiros) 

Noite: 19h – 22h (Centro Cultural Grajaú)Para mais informações, entre em contato pelo e-mail casadeculturadeparelheiros@gmail.com e cculturalgrajau@gmail.com

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.