O Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos filmes, livros e músicas. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.
Livros
Coletânea “Pluralidades” dá voz a escritoras negras: Organizado pela jornalista Francis Telles a terceira edição da coletânea Pluralidades (Re)existência da Mulher Negra, reuni dezessete autoras do Brasil, Portugal e Moçambique. O projeto conta com 42 escritoras, desde 2023, fortalece a escrita feminina negra como instrumento de identidade, autoestima das escritoras Negras que lançam o livro (Re)existência da Mulher Negra. Pluralidades volume 03 é uma coletânea que reúne autoras do Brasil, África e Portugal
Axezinhos: livro infantil celebra religião de matriz africana com leveza e cor: A coleção teve a sua primeira apresentação na FLIP e na Bienal do Livro, no Rio, e agora queremos divulgar e levar a publicação até o público, de forma mais ampla. Por isso, preparamos uma ação especial, com presença da autora, no próximo dia 01 de novembro, na Casa Verde Livraria, na Tijuca, Rio de Janeiro. Será um momento de falar sobre a história e promover atividades para o público infantil presente.
Músicas
Janine Mathias lança novo álbum com participação de grandes nomes da música brasileira: Foi na periferia de Brasília, pelo encontro das rimas do RAP com a batida do samba, onde Janine Mathias consolidou a herança do seu legado. Agora, radicada em Curitiba, a artista lança seu novo álbum de estúdio: “O Rap do Meu Samba”, disponível em todas as plataformas digitais. Com produção musical e composições assinadas pelo premiado Rodrigo Campos, o trabalho conta com nove faixas, entre elas músicas inéditas com os parceiros da cena paranaense, regravações relevantes para clássicos da música preta brasileira e a reverência à sua própria ancestralidade familiar. Além de homenagear a sua essência carioca, Janine convida o rapper Criolo e, juntos, fazem do partido-alto a fusão perfeita entre o RAP e o Samba.

Filmes
Documentário ¨Aprender a Sonhar”, de Vítor Rocha, estreia em Irecê no dia 30 de outubro: Após uma trajetória de sucesso com estreia nacional em 32 cidades e 57 salas de cinema, o documentário “Aprender a Sonhar”, dirigido por Vítor Rocha, premiado 8.ª edição da Mostra Sesc de Cinema, segue em cartaz em 30 salas pelo país e chega agora a Irecê e Teixeira de Freitas, na Bahia e a Caratinga e Teófilo Otoni, em Minas Gerais. As exibições acontecem a partir da quinta-feira, 30 de outubro, com sessões especiais nas novas praças.
Curta-metragem ‘Josepha’ aborda a condição de mulheres negras na Europa: Josepha Jouffret é uma esteticista e cabeleireira que busca, por meio de seu salão de beleza, que sua clientela afrodescendente aceite sua negritude em meio aos padrões de beleza europeus. Ela é a personagem central de Josepha, filme que será exibido na mostra Diálogos em Movimento entre os dias 3 e 8 de novembro em Brasília e São Paulo. O evento integra a programação oficial da Temporada Brasil França 2025, que terá exibição de filmes e debates com a presença de realizadores, cineastas e especialistas, sempre com entrada franca.
Indicado a Prêmio da Academia Africana de Cinema, “Criadas” terá duas exibições na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo: A estreia mundial de “Criadas” (“Sistermaids”), de Carol Rodrigues, no Festival do Rio, abriu os caminhos de uma promissora trajetória da produção para o cinema brasileiro. As sessões acontecem no dia 27 de outubro, no Espaço Petrobras de Cinema, às 21h15, e no dia 30, na Reserva Cultura, às 15h40.
Leia mais notícias por aqui: Kim Kardashian revela aneurisma cerebral e aponta divórcio com Kanye West como principal causa










