A série “Encantado’s” vai estrear na TV Globo nesta terça-feira (2) após compor a grade do Globoplay, plataforma de streaming da emissora. Com isso, a trama que se passa no no subúrbio do Rio de Janeiro, vai começar a fazer parte da programação da Tv aberta, sendo a primeira temporada transmitida após a novela das das nove todo segundo dia útil da semana.
Criada por Renata Andrade e Thaís Pontes e escrita por eles em conjunto com Chico Mattoso e Antônio Prata, a série apresenta um elenco composto majoritariamente por pessoas negras, como a atriz Dandara Mariana, que dá vida à personagem Pandora. Em entrevista exclusiva ao Notícia Preta, Dandara afirma que ter uma série com tamanha representatividade na TV aberta é muito importante. “Encantados é o retrato do Brasil que luta, que é feliz, que trabalha muito, que tem fé. E é importante o público se ver representado”, diz a atriz.
A história conta a trajetória dos irmãos Ponza, Olímpia (Vilma Melo) e Eraldo (Luis Miranda), que coordenam um um supermercado e uma escola de samba da série D do Rio de Janeiro que herdaram do pai, que funcionam no mesmo espaço. Dandara explica como se sente em fazer parte da série humorística que nasceu a partir de uma oficina de humor para roteiristas negros realizada pela TV Globo.
“Eu me sinto privilegiada de fazer esse projeto, com um elenco maravilhoso e uma energia incrível. Uma série que já conquistou todo mundo que está envolvido no projeto e quando é assim é difícil que o espectador também não sinta isso”, fala Dandara sobre integrar o elenco da série.
A personagem de Dandara consegue um emprego no supermercado como caixa, e ao mesmo tempo, precisa lidar com outras demandas da vida dela. A atriz fala sobre como se sente em dar vida à Pandora.
“Apesar da correria da vida dela, de ter que conciliar trabalho, estudo e ter um noivo, ela é muito alegre e muito pura, deslumbrada com as coisas. Ela tem brilho, sabe? Um amor que foi muito legal de construir. E dentro de uma pessoa ansiosa, que tem uma mente super fértil e que não tem filtro, fala o que pensa e isso que é engraçado nela”, conta Dandara.
Leia também: “Não lembro de me ver assim, como a gente vai se ver”, diz Thais Pontes sobre a série Encantado’s
Dentro de toda a narrativa, Pandora ainda descobre um amor pelo carnaval e acaba conquistando uma posição como ritmista na bateria da escola dos irmãos Ponza. Como a atriz já possui uma história com o carnaval, a conexão com o tema foi muito especial.
“Eu sou apaixonada pelo carnaval. A minha família tem uma ligação muito forte com o carnaval que já fundou uma escola de samba, então é sempre muito emocionante e muito bonito ver a festa em si, que é a maior festa popular do mundo e ver essa construção. Ver todo o amor dessa comunidade construindo cada pedaço desse desfile que é um ato político. O tema que uma escola define para falar como enredo naquele ano é sobre o que ela pensa, acredita”, pontua Dandara.
Ao final da entrevista, Dandara Mariana define a série ‘Encantado’s’ sendo “uma história do povo negro, de uma construção de uma gente que luta, de uma gente que é feliz”, que ela completa no clima de samba, emendando com a famosa canção “Isto aqui o que é?” de João Gilberto, cantarolando: “É também um pouco de uma raça. Que não tem medo de fumaça ai, ai…E não se entrega não”.
O que dizem as autoras:
Incrível a maneira com que o público do Globoplay recebeu a nossa série. Ver as pessoas falando de quão importante foi termos colocado em pauta aquelas questões (raciais e religiosas, sobretudo) e pelo viés do humor foi gratificante. Amei receber também o retorno das pessoas do mundo do samba, integrantes ou público da festa, que se identificaram com nossas histórias e personagens. Eu sempre digo que “Encantado’s” é uma série sobre relações, sobre gente. Acredito que isso fez com que o público se conectasse com o que viu. Nós que apaixonadamente nos debruçamos naqueles universos, não poderíamos ter tido resposta melhor. Renata Andrade
A expectativa da segunda temporada está bem alta. Foi muito legal ver a repercussão de “Encantado’s” no Globoplay e agora vai ser muito bom ver como será na TV aberta, que é esse holofote que atinge milhões de pessoas diariamente, tudo isso enquanto estamos nesse processo de gravação da segunda temporada. A identificação do público com esse universo e personagens que criamos foi imediata. É muito emocionante perceber que o público se viu na tela porque era exatamente isso que queríamos desde o começo. Thais Pontes